sábado, 22 de outubro de 2022

Maré de Conflitos

Filme produzido pelo Núcleo de Produções Cinematográficas do Bureau de Comunicação e Eventos, tem Baía Babitonga como cenário e estreia em novembro.
Um dos mais importantes estuários do sul do Brasil é tema de documentário da Joinvilense Ipê Produções Cinematográficas. “Maré de Conflitos” traz à tona os problemas causados pelo fechamento do Canal do Linguado em 1935 e o excesso de empreendimentos portuários atualmente em licenciamento no frágil ecossistema.
A obra também revela que Joinville é uma cidade que ainda abriga centenas de famílias que vivem exclusivamente da pesca. O trailer está para acesso público na internet.


Sinopse
O Ecossistema Babitonga é contemplado com um dos mais importantes estuários de Santa Catarina, a Baía Babitonga. Há milhares de anos a pesca artesanal é uma prática da vocação natural desse ambiente. A maior e mais industrializada cidade catarinense, Joinville, tem milhares de moradores em seus diversos bairros banhados por rios que deságuam na baía. Centenas deles ainda vivem exclusivamente da pesca. Caranguejos, ostras, mariscos e pescados diversos fazem parte da alimentação básica destas famílias ou geram renda para as suas sobrevivências. Esse público vem sofrendo diminuição por diversos fatores. Um deles deve-se ao desastre ambiental promovido pelo fechamento do Canal do Linguado, em São Francisco do Sul, SC, que vem, há quase um século, promovendo um constante assoreamento que inviabiliza, cada vez mais, a navegação e a pesca. Outro fator mais recente é o crescente número de empreendimentos portuários em obra e ou em licenciamento que pode impedir definitivamente a navegação de pequenas embarcações e também a pesca. A fragilidade do ecossistema aliada ao desastre ambiental e ao crescente número de empreendimentos pode levar ao extermínio essa milenar profissão. “Maré de Conflitos” é um alerta à sociedade sobre o alto preço ambiental e social dessa tendência; todavia mostra também que a opção ao desenvolvimento sustentável é a alternativa para a preservação deste patrimônio natural e cultural da pesca artesanal.

Ficha Técnica

Direção e fotografia: Altamir Andrade

Som e Trilha Sonora Original: Fábio Cabelo

Edição e Montagem: Julium Schramm

Locução: Kléber Douglas Bedin

Produção Executiva: Daiane Couto da Cunha

Realização: Instituto Viva a Cidade (IVC)

Produção: Ipê Produções

Difusão: Ilaine Melo


Elenco

Ângela Regina de França – Pescadora aposentada e Presidenta da Colônia de Pesca Z32 de Joinville

Cláudio Rudolfo Tureck – Professor Dr. e pesquisador da Universidade da Região de Joinville - Univille

Dannieli Firme Herbst – Dra. da UFSC e Pesquisadora da Universidade de Barcelona, Espanha

Edilson de Oliveira Godois (Japa) – Pescador e Delegado do Sindicato dos Pescadores de SC

Fabiano Grecco de Carvalho – Biólogo e Mestre em Ecologia e Conservação

Jessica Ferreira – Bióloga e Zooarqueóloga do Projeto Tradition da Universidade de Barcelona, Espanha

Julium Schramm – Ambientalista e membro do Conselho de Presidentes do IVC

Márcio Francisco Bertoti (Bode) – Pescador artesanal profissional

Tiago Alzuguir Gutierrez – Procurador do Ministério Púbico Federal (MPF Joinville)


2022 - Documentário Curta-Metragem, 25 min, sobre a pesca artesanal na Baía Babitonga premiado em 2021, com recursos públicos, pelo Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) edital 001/2020/PMJ.  Resultado do projeto "Pescadores de Areias" de iniciativa do Instituto Viva a Cidade (IVC), a obra teve como base a Pesquisa de Patrimônio Imaterial viabilizada também com recursos públicos do Simdec 2016 no projeto "Pesca artesanal, um olhar de perto".


Estreias

Local: Anfiteatro I da Univille, em Joinville, SC
Data: 21/11/22  (Dia Internacional da Pesca)  Horário: 10h30
Apoio: Comitê Joinville do Movimento Nacional ODS Santa Catarina

Local: Cine Teatro Sesc de Joinville, SC
Data: 24/11/2022  (Dia do Rio)  Horário: 19h30
Apoio: Clube de Oratória e Liderança (COL)

Local: Auditório do Instituto Federal Catarinense (IFC)
Campus São Francisco do Sul
Data: 06/12/22    Horário: 10h40
Apoio: Grupo de Trabalho de Educação Ambiental GTEA RH06 da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Santa Catarina (CIEA/SC)

Após estas exibições de estreia "Maré de Conflitos" poderá ser apresentado para grupos fechados, exclusivamente, pois cumprirá agenda de participações em festivais do gênero até dezembro de 2024. A partir de 2025 comporá o acervo da produtora para acesso público nas redes sociais.

Saiba mais sobre cultura nesse blog:

Prêmio por trajetória Artística/Cultural
Obras cinematográficas joinvilenses rodam festivais e conquistam prêmios

Ipê Produções conquista prêmio da Ancine para produção de longa-metragem

IVC comemora 11 anos com dois filmes produzidos em parceria com Ipê Produções


Nenhum comentário:

Postar um comentário