quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Seleção de fotos do Sótão para imprensa

Lobisomens, bruxas, benzedeiras, mortos e assombrações. Histórias e mistério. O envolvimento com o fantástico, com o sobrenatural tão presente e vivo em comunidades tradicionais ganha os palcos com “Sótão”, que dá vida cênica e transpõe o limite entre o real e o imaginário.
Após o último ensaio realizado no Anexo II da Cidadela Cultural da Antarctica, que por mais de dois meses foi o local onde o espetáculo de teatro "Sótão" foi finalizado, o grupo reuniu-se na noite de 14 de novembro de 2010, domingo, para escolher as fotos que seriam oferecidas aos veículos de comunicação via assessoria de imprensa.
A tarefa foi difícil, pois o olhar fotográfico/artístico do fotógrafo Pena Filho e suas lentes e equipamentos produziram algumas centenas de imagens que arrancavam suspiros e risos em cada projeção do telão.
Após algumas horas de deleite da equipe finalmente cinco imagens foram eleitas. Essa primeira é do bloco do lobisomem.
Essa foto é do bloco das assombrações e reúne os três atores (Muriel Szym, Fábio Cabelo e Ilaine Melo)


Se os demais blocos possam ser assustadores, essa foto é do bloco das cobras que deverá dar ao público um outro sentimento na atuação de Muriel Szym e Ilaine Melo
















A foto abaixo é de um dos momentos do bloco das bruxas e protagoniza um momento "desumano" da bruxa
Essa última foto selecionada para a divulgação através da assessoria de imprensa revela uma personagem de bruxa na encenação da atriz Ilaine Melo
Sótão” é um espetáculo que traz para o encantamento do teatro histórias guardadas nos baús da memória, que convida a plateia a reviver a sensação de caminhar pelos corredores da casa dos avós e lá, olhar para um canto e perceber uma escada comprida e escura...sentir uma estranha sensação entre o medo e a sedução, e ir...
“Sótão” concorreu com quase dois mil projetos e foi um dos 189 contemplados pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo a Cultura, em 2009, e patrocinado pela Fundação Catarinense de Cultura do Governo do Estado de Santa Catarina. A dramaturgia é obra do Prêmio Funarte de Teatro Mirian Muniz com o projeto “Histórias da Nossa Gente”, patrocinado pelo Governo Federal através do Ministério da Cultura, em 2006, para a realização de pesquisa e registro das histórias da tradição oral de Joinville e região.
A pesquisa foi liderada pela historiadora Ilaine Melo nas localidades da Estrada Palmeiras e Quiriri (comunidades rurais de Joinville); Morro do Amaral (comunidade de pescadores de Joinville); Barra do Itapocu (comunidade rural e de pescadores de Araquari) e Vila da Glória (comunidade de pescadores de São Francisco do Sul).
A obra reúne nomes consagrados da arte e cultura joinvilenses. A atriz Ilaine Melo e os atores Fábio Cabelo e Muriel Szym atuam sob a direção conjunta de Carlos Franzoi. Sótão é mais uma obra do grupo Roca de teatro e realização da Ipê Produções.

Ficha técnica:
Apresentação: Grupo Roca de Teatro
Direção: Ilaine Melo e Franzoi
Dramaturgia: Ilaine Melo
Atuação: Ilaine Melo e Muriel Szym
Cenografia e figurino: Franzoi
Cenotécnica: Altamir Andrade
Direção musical: Fábio Cabelo
Trilha sonora original: Fábio Cabelo
Material gráfico: Iago Sartini
Foto da arte gráfica: Cassios Nogueira
Fotos do espetáculo: Pena Filho
Produção: Ipê Produções
Apoio: SESC/SC Joinville, Dionisos Teatro e MAJ - Museu de Arte de Joinville
Patrocínio: JOV - Jornal O Vizinho
Realização: Edital Elizabete Anderle de Incentivo à Cultura da Fundação Catarinense de Cultura do Governo do Estado de Santa Catarina

Leia mais sobre o Sótão:
http://jornalistaandrade.blogspot.com/2010/11/bruxas-e-lobisomens-do-sotao.html
http://jornalistaandrade.blogspot.com/2010/11/folder-do-sotao.html
http://jornalistaandrade.blogspot.com/2010/11/em-cartaz-sotao.html
http://jornalistaandrade.blogspot.com/2010/10/sotao-estreia-no-sesc-joinville.html
http://jornalistaandrade.blogspot.com/2010/05/o-encontro-do-santo-com-o-lobisomem.html
http://jornalistaandrade.blogspot.com/2010/05/lobisomem-do-sotao.html
http://jornalistaandrade.blogspot.com/2010/04/carlos-franzoi-no-sotao.html
http://jornalistaandrade.blogspot.com/2009/10/sotao-premiado.html

Mais informações:
47 3433.9121 – Ipê Produções
produtor@ipeproducoes.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário