quarta-feira, 25 de novembro de 2015

No "Dia do Rio" COL encerra projeto "O Marinheiro do Rio Cachoeira"

Vinte e quatro de novembro é o Dia do Rio. E por iniciativa do vereador Adilson Mariano (PSOL) de Joinville, a sessão desta data na Câmara de Vereadores de Joinville foi inteiramente dedicada ao tema. Se você quiser assistir a sessão na íntegra clique aqui. A partir dos 40 minutos o filme é apresentado e exibido.
O evento teve por objetivo exibir o documentário "O Marinheiro do Rio Cachoeira" principalmente aos vereadores, mas dezenas de pessoas ocuparam a plenária e a sessão também foi exibida na TV e internet com transmissões ao vivo.
Em outubro, a obra foi a atração artística de abertura da IV Conferência Municipal de Meio Ambiente.

O evento, que reuniu aproximadamente 150 pessoas no auditório da Acij, e liderado pelo Secretário de Meio Ambiente, Juarez Tirelli, contou com a presença, também, do principal protagonista do filme, o marinheiro aposentado Adilson Lopes da Silva.
Neste encontro, o vice-prefeito de Joinville, Rodrigo Coelho, conversou com o presidente do IVC (Instituto Viva Cidade) e pediu que a obra fosse levada à todas as escolas do município, como consta na reportagem do JOV (Jornal O Vizinho), edição 830.
Alguns dias depois, em reunião no seu gabinete, na Prefeitura, deu-se início à articulação conjunta entre a prefeitura de Joinville, o IVC, o COL (Clube de Oratória e Liderança) e a Defensoria Social para a realização deste novo projeto, a partir de 2016.
"O Marinheiro do Rio Cachoeira" já navega a internet com centenas de visualizações. Além disso, no mês de outubro, o vídeo também foi exibido no SESC Joinville como parte da programação da Semana Lixo Zero 2015.

Nesta exibição no SESC os presentes puderam conversar com o marinheiro Adilson Lopes da Silva que também é vice-presidente do IVC. 
A Semana Lixo Zero de Joinville, evento produzido pela Rastro Soluções Sustentáveis, contou com o apoio do COL, do IVC e da Defensoria Social. A exposição fotográfica "Cachoeira, um rio em transformação", também foi exposta no Shopping Mueller.
Arthur Rancatti da Rastro e João Carlos Farias, presidente do IVC,
são dois ambientalistas que também empreendem na área da sustentabilidade

Em setembro, tanto a exposição fotográfica, quanto o documentário, também foram destaques na Primeira Virada Educação de Joinville que aconteceu na escola Escola Municipal Professor Saul Sant'Anna de Oliveira Dias.
Neste encontro na Virada Educação, o marinheiro Adilson Lopes da Silva conheceu parentes de outro colega de profissão que morava próximo ao Porto Bucarein.
A partir do lançamento do documentário algumas entidades têm, por iniciativa própria, se apropriado da obra e exibido entre seus pares. Como foi o caso do CEAJ (Centro de Engenheiros e Arquitetos de Joinville.
Os parceiros do projeto "O Marinheiro do Rio Cachoeira" estimulam estas iniciativas. Ainda impregna a memória de milhões de catarinenses que o Cachoeira seja o rio mais poluído de Santa Catarina. O presidente do IVC, administrador João Carlos Farias, diz que difundir o documentário é uma das formas mais eficientes para corrigir isso.

Em setembro, no I EIGTEA (Encontro de Integração dos Grupos de Trabalho de Educadores Ambientais de Santa Catarina) que aconteceu em Blumenau, a palestra de abertura do evento, com o tema "A educação ambiental como instrumento da gestão social da bacias hidrográficas", foi proferida pelo professor doutor Daniel da Silva da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).
Equivocadamente o doutor afirmou às centenas de participantes que o rio Cachoeira, de Joinville, é o mais poluído do estado.

Na mais recente pesquisa feita pela Fundação SOS Mata Atlântica, antes do desastre ocorrido no Rio Doce, em Minas Gerais, o rio Criciúma era avaliado como o mais poluído do Brasil e ocupava o último lugar em qualidade ambiental entre 49 rios analisados. O Cachoeira, a posição número 30.
Como o nosso rio já foi o mais poluído do Brasil e, por décadas, o pior de Santa Catarina, isso é o que ainda está na memória de autoridades como o doutor Daniel Silva. E também na de milhares de joinvilenses.
Na sessão do dia 24 de novembro de 2015, os vereadores de Joinville comemoram a melhoria da qualidade ambiental do rio Cachoeira e de seus afluentes, principalmente por conta dos investimentos que estão sendo realizados em saneamento pela Cia Águas de Joinville.

Os xarás Adilson Lopes da Silva e Adilson Mariano são parceiros há muitos anos. O vereador reconhece a importância da atuação do marinheiro que, mesmo aposentado, é um incansável lutador para a melhoria da qualidade de vida dos joinvilenses.
 O presidente da CVJ (centro), vereador Rodrigo Fachini (PMDB),
também quer que o vídeo seja apresentado em todas as escolas do município

 Os vereadores que fizeram pronunciamentos destacaram a importância do documentário para mostrar à população o quanto o investimento em saneamento básico resulta em melhorias para a saúde e meio ambiente.

 Vereador Manoel Francisco Bento (PT)

 Vereador Odir Nunes da Silva (PSDB)
 
Rodrigo Tomazi (PP)
 
 Roberto Bisoni (PSDB)

 Maycon Cesar (PSDB)

 Maurício Peixer (PSDB)

Dorval Petry (PPS)

O evento foi aproveitado pela Cia Águas de Joinville para fazer um balanço de investimentos em rede de tratamento de esgoto sanitário e seus impactos nos rios urbanos de Joinville, conforme requerimento 186, feito pelo vereador Mariano e aprovado em 13 de julho.
 Dieter Nermann e...

...Michel Bitencourt fizeram um balanço dos investimentos feitos pela Cia Águas de Joinville


Patrocinadores do projeto "O Marinheiro do Rio Cachoeira"
Cia Águas de Joinville
Bureau de Comunicação e Eventos 

Apoiadores do projeto "O Marinheiro do Rio Cachoeira"
IVC (Instituto Viva Cidade)
JOV (Jornal O Vizinho)
JOI (Jornal O Joinvilense)
JOA (Jornal O Araquariense)
JOG (Jornal O Garuvense)

Mais postagens sobre "O Marinheiro do Rio Cachoeira" neste blog:
O Marinheiro já navega a internet
O Marinheiro do Rio Cachoeira
Enigmas alienígenas de Joinville são desvendados

Edições do jornais parceiros, sobre o tema:
Edição 830 do JOV (Vice-prefeito quer projeto do Clube de Oratória nas escolas)
Edição 826 do JOV (Não tem mais volta)
Edição 074 do JOI (Documentário homenageia ambientalista)
Edição 038 do JOA (Já foi o rio mais poluído de Santa Catarina)
Edição 088 do JOG ("O Marinheiro do Rio Cachoeira" na internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário