No dia 5 de janeiro de 2012 nossa empresa completa 25 anos de existência. Desde então temos construído uma história marcada por muitas conquistas no meio empresarial e de apoio comunitário. Acompanhe os eventos mais significantes da nossa trajetória até aqui:
Eventos históricos na
cronologia do Bureau de Comunicação e Eventos
05 de janeiro de 1987 – Data de fundação do
Bureau de Comunicação e Eventos Ltda., que inicialmente era uma empresa de
treinamento e consultoria empresarial nas áreas de qualidade e produtividade
industrial (Kaizen).
Agosto de 1989 – Organização e realização do Primeiro Seminário de Uso e
Parcelamento do Solo Urbano.
10 de abril de 1991 – Primeira edição do Jornal O Vizinho (500
exemplares fotocopiados) com o nome de Informativo da Kaizen.
Outubro de 1991 – Ação judicial da Kaiser (cervejas) e da Hoyler,
empresa representante da The Cambridge Corporation, do japonês Massaki Imai,
impedem o registro da marca Kaizen.
Agosto de 1992 – Organização do 1º Seminário do Movimento de
Conscientização Plebiscitária “O Sul é o Meu País”.
Outubro de 1992 – Co-produção de show do humorista Costinha em
Joinville.
Janeiro de 1993 – Operação da primeira “Praça de Estudos” de Santa
Catarina, a Studierplatz da Kaizen, para aulas particulares (reforço escolar).
Junho de 1994 – Anunciantes e patrocinadores transformam-se em
Conselheiros Stakeholders do Jornal O Vizinho (JOV).
Julho de 1994 – Consultoria ao Jornal O Vizinho (JOV), de Ewald
Rischer, Redator-Chefe do diário alemão Deutsche Handwerks Zeitung.
Dezembro de 1994 – Jornal O Vizinho ganha o Prêmio Sebrae
Talento Empreendedor Catarinense e
amplia tiragem para 50.000 exemplares.
Abril
de 1995 –
Impressão off-set do Jornal O Vizinho em gráfica própria.
Novembro de 1995 – Registro no INPI da marca O Vizinho.
Novembro de 1996 – Criação e organização da Expofeira
Multissetorial de Produtos e Serviços Para o Lar e Família – Prolar, evento que
ajuda a sanear a Festa das Flores.
Novembro de 1997 – Distribuição gratuita de porta em porta,
do Jornal O Vizinho, em 100.000 domicílios joinvilenses.
Março de 1999 – Filiação à Associação dos Jornais do Interior de
Santa Catarina – Adjori-SC.
Abril de 1999 – Filiação à Associação Brasileira dos Jornais do
Interiror – Abrajori.
Setembro de 2000 – Entra no ar o sítio www.ovizinho.como.br, na rede mundial
de computadores, internet.
Dezembro de 2000 – Prioridade editorial para o ambiente, no
Jornal O Vizinho.
Abril de 2001 – Jornal O Vizinho comemora 10 anos.
Novembro de 2002 – 8ª e última edição da Prolar.
Junho de 2003 – Edição histórica nº 500 do Jornal O Vizinho.
Dissemina-se boato que o veículo teria sido comprado por outro grupo
empresarial.
Agosto de 2003 – Nova logomarca com identidade
ambientalista do Jornal O Vizinho e cobertura em 150.000 domicílios de
Joinville e região.
Junho de 2004 – O Jornal O Vizinho inicia discussão sobre o
tratamento de saúde massificado “Fluoretação das Águas Públicas”.
Outubro de 2005 – O Congresso Nacional, através do Conselho
de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica – CAEAT, confirma as denúncias do
Jornal O Vizinho contra a fluoretação e recomenda reavaliação do tratamento.
Novembro de 2005 – Prefeitura Municipal de Joinville inicia
campanha para desacreditar o Jornal O Vizinho, com apoio da Secretaria
Municipal de Saúde e Univille.
Março de 2006 – Associação Empresarial de Joinville – ACIJ, torna
público documento oficial com objetivo de desqualificar o Jornal O Vizinho
provocando o rompimento da empresa do seu quadro associativo.
Setembro de 2006 – 1ª edição do Periódico Regional de
Notícias – O Joinvilense.
Novembro de 2006 – Prêmio Funarte com o projeto “Histórias de
Nossa Gente” para pesquisa e registro das histórias da tradição oral de
Joinville e região em parceria com a pesquisadora e atriz Ilaine Melo.
Janeiro de 2007 – O Bureau de Comunicação e Eventos Ltda.
comemora 20 anos com edição especial do Jornal O Vizinho em novo formato:
tablóide, inteiramente colorido.
Outubro de
2009 –
Conquista o edital de estímulo Elisabete Anderle no Governo do Estado de Santa
Catarina para montagem do espetáculo de teatro “Sótão” que tem estreia em
novembro de 2010 no SESC Joinville.
Novembro de
2009 –
Lança o quinzenário Jornal O Garuvense (JOG) no município de Garuva, SC.
Novembro de 2010 - Estreia do espetáculo de teatro “Sótão” no
SESC Joinville Marco de 2011 – O Jornal O Vizinho comemora os 160 anos de
fundação de Joinville com novo projeto gráfico (oito páginas, tablóide,
coloridas).
Abril de 2011 – Jornal O Vizinho completa 20 anos com
denúncia prática de crime ambiental praticada pela maior fundição da América
Latina (Tupy S.A) e prefeitura de Joinville. A Tupy Fundições S.A. publica
notas pagas em outros jornais para desqualificar e desacreditar o jornal e tem
a reação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) através do
movimento “Defensoria Social”.
Maio de 2011 – A Câmara de Vereadores de Joinville reúne,
por iniciativa do vereador Adilson Mariano (PT) que preside a Comissão de
Saúde, especialistas e membros também da comissão de urbanismo para debater a
denúncia feita pela Defensoria Social com exclusividade no JOV (Jornal O
Vizinho).
Novembro de
2011 – Editor
do JOV é eleito pela ONU “Parceiro da Paz e da Sustentabilidade 2012/2016”
Dezembro de
2011 –
Primeira edição do quinzenário Jornal O Araquariense –O Jornal de Araquari.
Janeiro de
2012 –
Vinte e cinco anos do Bureau de Comunicação e Eventos Ltda, dia 05.
Junho de 2012
– ONU
entrega prêmio “Parceiro da Paz e da Sustentabilidade” ao editor do JOV na
Conferência de Meio Ambiente, no Rio de Janeiro.
Segue um pouco mais de informações do leque de serviços e de nossa filosofia empreendedora:
A partir de agora, você tem a oportunidade de conhecer um projeto
empresarial comprometido com a melhoria da qualidade de vida e com a
preservação e recuperação do meio ambiente.
Cada vez mais a sociedade reconhece empresas e marcas comprometidas com as
questões socioambientais. Os consumidores são constantemente bombardeados com
ofertas de produtos e serviços. Já não há mais dúvidas do quanto as pessoas
estão praticando ou determinadas aos hábitos do consumo consciente.
Marcas, produtos e serviços parceiras de projetos socioambientais tornam-se
cada vez mais simpáticas aos consumidores. O Bureau de Comunicação e Eventos
Ltda. é uma empresa comprometida com a responsabilidade socioambiental e que
tem tido o apoio de inúmeras outras para essa consolidação.
Assim, descrevemos um resumo dos nossos produtos e serviços bem como breve
histórico da nossa empresa para que você possa avaliar e julgar nossa postura
empresarial, relações comerciais e socioambientais.
Caso avalie que possa indicar nossa empresa ou algum dos nossos projetos
comerciais, culturais e socioambientais, agradecemos, desde já, a iniciativa.
O mínimo que podemos garantir é que a marca, os produtos ou os serviços do seu
indicado terão enorme visibilidade e estarão inseridas e ao lado de outras
reconhecidas e comprometidas com a melhoria da qualidade de vida e
proteção/recuperação do meio ambiente.
O Bureau
de Comunicação e Eventos Ltda. é um bureau de negócios nas áreas de
comunicação e eventos no mercado desde 5 de janeiro de 1987 que atende empresas
e instituições as mais diversas, principalmente na região de Joinville, Santa
Catarina, Brasil. Atualmente, a sede é à Rua Xavantes, 476, Bairro Atiradores,
Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira, Joinville, SC, Brasil.
Compromisso socioambiental e de
liderança
Os produtos e serviços do Bureau têm identificação marcada com dois
segmentos de reconhecida importância: Liderança e Meio Ambiente. O
comprometimento com essas áreas é tão notório que a empresa tornou-se parceira
patrocinadora de duas importantes e conceituadas entidades:
Clube de Oratória e Liderança – COL Joinville (www.clubedeoratoria.org.br), desde
1991.
Instituto de Preservação e Recuperação da Biodiversidade de Joinville e Região
– Viva o Cachoeira – IVC (www.institutocachoeira.org.br),
desde 2008 (sócia fundadora).
O COL é uma Organização Não Governamental (ONG) voltada para a formação e o
aperfeiçoamento de líderes e oradores. O IVC é uma Organização Social Civil de
Interesse Público (OSCIP) com foco na recuperação e preservação do meio
ambiente. Ambas as entidades têm suas administrações e eventos patrocinados
pelo Bureau de Comunicação e Eventos. As duas têm prioridade nas páginas dos
jornais e nas diversas vias de comunicação da empresa.
Os clientes do Bureau de Comunicação e Eventos Ltda., na contratação de
qualquer serviço da empresa, tornam-se patrocinadores indiretos dessas
entidades e transformam-se em parceiros solidários.
Produtos e Serviços do Bureau de Comunicação e Eventos
O leque de serviços e produtos do
Bureau é prioritariamente voltado à comunicação. A empresa é
especialista na distribuição domiciliar de folhetos, folderes, jornais e
materiais diversos com qualidade de entrega auditada pelo PQTE – Programa de
Qualidade Total de Entrega. O cliente recebe relatórios com mapas e pesquisas
comprovando a entrega das suas peças.
Os clientes do Bureau não têm preocupações – a empresa administra todo o
processo de criação, distribuição e controle da panfletagem. Os entregadores
são identificados com uniformes e contam com a receptividade da população,
destacadamente nos condomínios.
Segundo o Código de Posturas do Município de Joinville, a panfletagem somente
pode ocorrer de forma domiciliar e nunca nas ruas (atrapalhando o trânsito ou
poluindo a cidade). O Bureau de Comunicação e Eventos foi a primeira empresa a
se enquadrar (e até incentivar) a Lei em Joinville. A
Prefeitura pode aplicar multas para quem panfletar fora das regras. A entrega
de qualidade e dentro das Normas Legais vale tanto para os jornais e produtos
do Bureau quanto para os dos nossos clientes. É com essa mesma prerrogativa que
a empresa realiza esse serviço noutros municípios.
1- Você pode patrocinar esse projeto com anúncios nos diversos jornais da
empresa
O
Jornal O Vizinho (JOV) é o mais visível produto do Bureau.Trata-se
de um veículo de comunicação social impresso desde 1991 e reconhecido nacional
e internacionalmente com a seguinte linha editorial: Jornal
panfletário a serviço da comunidade e defesa do ambiente. Nele, sua empresa pode anunciar ou
encartar peças publicitárias e promocionais. A distribuição do jornal é
gratuita e de porta-em-porta. Regionalizado nos mais de 40 bairros de
Joinville, cada edição tem tiragem de cinco mil exemplares.
O Jornal O Joinvilense (JOI), editado
desde 2006, é dirigido a público seleto: líderes e formadores de opinião. A
tiragem de cinco mil exemplares é distribuída gratuitamente, também.
O Jornal O Garuvense (JOG) é editado
desde 2009 e também distribuído gratuitamente no município de Garuva, SC. A
prática é de jornalismo convencional, de um veículo “Comprometido com a
cidade”.
O Jornal O Araquariense (JOA),
editado desde 2011 tem também a distribuição gratuita no município de Araquari,
SC.
2- Assessoria de Imprensa Regional
Os jornais do Bureau de Comunicação são fonte de notícia e informação para
outros jornais da região bem como os diversos veículos de comunicação (TV,
Internet, Rádios etc) . Ao anunciar ou encartar nos jornais da empresa os
produtos e serviços divulgados pegam “carona” midiática.
3- Jornais e impressos
diversos
O Bureau
de Comunicação cria e produz jornais para terceiros (house organs),
tanto para o público interno como externo. A rede de fornecedores do Bureau tem
uma prática de preços e atendimento diferenciados que são automaticamente
oferecidos aos clientes. A experiência do Bureau se amplia na criação e
produção de folhetos, cartazes, banners e impressos em geral.
4- Internet
Para a
internet o Bureau de Comunicação e Eventos Ltda. cria, produz, faz manutenção e
hospedagem de sítios e blogs além da produção de newsletter e a oferta de outro
serviço diferenciado: o cadastro com mais de seis mil endereços atualizados
semanalmente. Informações dos clientes do Bureau podem ser disparadas nessa
via, também.
5- Cursos de Comunicação e
Vendas
Outra especialidade do Bureau de Comunicação e Eventos Ltda. é a
realização de cursos que têm como foco principal a comunicação. Formatados com
personalização para empresas e entidades, o Bureau atende clientes por todo o
país. Os cursos mais demandados são:
Curso de Oratória e Liderança com Ênfase em Vendas
Curso de Oratória e Liderança Ênfase Retórica
Curso de Oratória e Liderança com Ênfase em Liderança
Curso de Oratória e Liderança com Ênfase em Política
Curso de Oratória e Liderança com Ênfase em Técnicas de Apresentações
Curso de Oratória e Liderança com Ênfase Homilética
Curso de Oratória e Liderança com Ênfase Ambiental
Curso de Oratória e Liderança com Ênfase em Expressão Corporal
As cargas horárias de cada curso são definidas de acordo com as necessidades de
ênfase e do tamanho de cada grupo. Os instrutores são especialistas nas áreas
com experiência de mais de 20 anos no Clube de Oratória e Liderança.
6- Organização de Eventos
Nessa
área, a especialidade do Bureau é na concepção, organização e realização de
feiras, cursos, seminários, workshops, lançamentos etc, voltados às ações empresariais,
principalmente. No período de 1995 a 2002 idealizou e organizou a Prolar – Expofeira Multissetorial de
Produtos e Serviços para o Lar e Família. Reconhecida pelos especialistas
da HWK da Alemanha como “a melhor expofeira do segmento no país” no período de
sua realização a feira ajudou a consolidar centenas de pequenas empresas de
Joinville e região.
7- Projetos Culturais
O Bureau é também uma empresa identificada com arte, cultura e meio
ambiente. Assim, especializou-se na concepção de projetos diversos para serem
viabilizados com captação de recursos públicos e privados para a produção de
eventos culturais, artísticos, educativos etc.
Em 2007 o projeto Histórias da Nossa
Gente, patrocinado pelo Governo Federal através do Ministério da Cultura, resultou
numa pesquisa de campo para o resgate de parte do patrimônio imaterial em cinco
comunidades rurais e de pescadores de Joinville e região. Uma dramaturgia foi
produzida com esta pesquisa e, em 2009, patrocinada pelo Governo do Estado de
Santa Catarina, a produção do espetáculo de teatro Sótão reuniu atores premiados e consagrados do meio
artístico/cultural catarinense.
8- Vídeos e cinema
Esse conjunto de experiências culminou na consolidação de outro núcleo
profissional. A criação da Ipê Produções (www.ipeproducoes.com.br) tem habilitado o Bureau de Comunicação
e Eventos Ltda. a produzir vídeos institucionais e documentários. A empresa
investe para a produção cinematográfica, também.
Desde 1991 registra e ajuda a construir parte da história de Joinville e região
Se as pessoas passam por crises
existenciais e num determinado momento da vida se perguntam: - O que faço aqui?
Para que eu existo? Qual minha missão? Aonde quero chegar?, nas empresas estas
respostas e as de muitas outras perguntas, quando bem respondidas, podem
significar a sua sobrevivência, se
não, a morte. As que deixam de fazer um planejamento contribuem para aquela
triste estatística: apenas 30% sobrevivem mais de cinco anos.
O Bureau de Comunicação e Eventos Ltda, empresa genuinamente joinvilense, já
rompeu a barreira dos 25 anos. Durante sua existência, tem produzindo ações
locais de repercussão nacional e internacional. Se a população brasileira de
baixa renda hoje pode adquirir os lotes populares, essa conquista teve início
em evento da empresa, em parceria com a Associação de Preservação e Equilíbrio
do Meio Ambiente (Aprema-SC). Em 1989 era organizada e realizada a primeira
discussão oficial no Seminário de Uso e Parcelamento do Solo Urbano, em
Joinville.
Um dos maiores patrimônios culturais de Santa Catarina, a Festa das Flores,
passou por momento de quase extinção. A idealização e produção de um evento
paralelo, a Prolar, aumentou em cinco vezes o público visitante, rompendo a
barreira dos 100 mil, em 1996, revigorando a tradicional festa e saneando-a,
financeiramente, pois 100% da arrecadação da bilheteria, durante os oito anos
da Prolar, foram exclusivamente para o caixa da Festa das Flores.
A comemoração dos 25 anos todos da empresa a faremos com nossas férias coletivas. Descanso merecido e oportunidade para "recarregar nossas baterias", pois 2012 já se apresenta para tornar-se um dos mais promissores da nossa empresa.