terça-feira, 24 de novembro de 2009

Susto! Ao carpir horta no centro da cidade o encontro com um jacaré

Você já imaginou estar no centro de uma cidade com aproximadamente meio milhão de habitantes, carpindo a horta do terreno ao lado da sua casa no meio de uma quase selva de pedra e dar de cara com um jacaré de uns 80 Kg e mais de um metro e meio de comprimento?
Assista esse belo animal sendo arrastado pelo rabo na captura feita pela polícia militar ambiental de Joinville.
video
Um ano depois e o réptil mais famoso do sul do país decidiu deixar o leito tranqüilo e poluído do rio Cachoeira, no centro da maior cidade de Santa Catarina, Joinville. A coincidência de eventos permite dizer que esse talvez seja o jacaré mais ambientalista que se tem notícia por aqui.
Na madrugada do dia 6 de novembro de 2008, o Fritz estava na rua Dona Francisca, aparentemente subindo para o Parque Zoobotânico, onde seria aberta, na manhã daquele dia, a 1ª Mostra de Educação Ambiental de Joinville. O animal foi capturado pelos bombeiros e devolvido ao rio pela polícia ambiental.
Um ano depois, no fim da tarde do dia 24 de novembro de 2009, o Fritz estava no meio de uma horta de casa próxima à Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ).
video
Algumas horas depois a CVJ abriria o Primeiro Seminário Municipal de Consciência Ambiental, com o tema: Esgoto Total. O animal vive no centro da cidade há mais de dez anos e desde agosto do ano passado seus movimentos são acompanhados pelos ambientalistas e sócios do Instituto de Preservação e Recuperação da Biodiversidade de Joinville e Região – Viva o Cachoeira (IVC). Ao ser avisada da presença do jacaré na horta, a Polícia Militar Ambiental imediatamente entrou em contato com o IVC para avaliar o animal. Confirmado se tratar do Fritz foi devolvido à sua casa, o rio Cachoeira.
video
Em 2008 um dos soldados que fez a devolução do bicho ao rio foi Claudimar Francisco Felske. Agora, acompanhado do soldado Gilmar Braz e Silva , o experiente soldado Felske compara: "Ano passado foi mais fácil, ele estava manso comparado com hoje". Os dois policiais precisaram ser bastante cautelosos, pois o Fritz parecia mesmo muito agressivo. Apesar da selvagem reação do animal os soldados o imobilizaram com facilidade.

video
Felizmente já há consciência de que o rio Cachoeira é a casa desse jacaré. Mais uma vez o Fritz foi de carro para lá. Ele estava distante mais de 100 metros do leito do rio.
video

Nenhum comentário:

Postar um comentário