domingo, 6 de outubro de 2013

Totvs investe em arma poderosa, a oratória

Milhões de pessoas erguem verdadeiros muros de resistência às suas ideias pela dificuldade em se comunicar. Estes são os sintomas mais comuns provocados pela simples perspectiva de ter de proferir algumas palavras:
√ As mãos começam a suar

√ O coração e a respiração disparam
√ As ideias fogem
√ Um formigueiro parece invadir o estômago
√ O chão some dos pés
√ A língua e o pensamento entram em conflito
√ Excelentes ideias se perdem
√ As mãos tremem
√ Falta de ar
√ Voz estranha
√ Sensação de se sentir esquisito
Neste mês de outubro o COL (Clube de Oratória e Liderança) retomou mais uma ação na empresa líder do setor, a Totvs Joinville.
Entre os participantes da primeira turma do Curso de Oratória e Liderança com Ênfase em Apresentações, reencontrei alguns que já haviam passado pelo treinamento quando a empresa ainda era a Datasul, e que decidiram pela reciclagem. A maioria, era a primeira vez que se lançava ao desafio nessa modalidade de treinamento. 
Entre estes, o líder de desenvolvimento, Adilson de Oliveira, que no fim do treinamento foi eleito pelos COLegas o orador que teve a maior evolução.
Para ele, este curso deveria fazer parte da grade escolar, "inclusive nos cursos de graduação e pós, pois é um aprendizado para a vida toda".
Outro líder de desenvolvimento da Totvs, eleito o melhor orador da mesma turma, destaca as ótimas técnicas. "Práticas, fáceis. É um ótimo curso, pois tudo que aborda é aplicável no dia a dia, mesmo para quem não é um palestrante profissional", avalia Rafael Luciano do Rosário.
Cada vez mais as empresas investem neste treinamento, pois em qualquer atividade a capacidade de comunicar-se com eficácia em pequenos e grandes grupos é uma arma poderosíssima que abre as portas para o sucesso. E empresas que se comunicam melhor, fazem poeira.


Durante este curso a ênfase é dada à preparação, que nada mais é que preparar para a ação. O foco é na atenção e cuidado com os pequenos detalhes que fazem toda a diferença.
A analista de sistemas karina Laís Miranda reconhece que as técnicas são simples e efetivas. "Senti uma evolução muito grande na forma como iniciei e como terminei o curso. Minhas expectativas foram não só alcançadas como superadas".
A Totvs é líder absoluta no Brasil, com 55,4% de share de mercado e a maior empresa do setor sediada em países emergentes. Sua cultura empresarial é de "uma empresa de donos sem fronteiras, baseada em pessoas que provocam inovacão".
Este treinamento tem como foco o projeto "Realize e Mostre", isto porque não basta provocar a inovação, é preciso saber mostrá-la.
Na avaliação da analista de sistemas Fernanda Vieira, o curso é rico em exemplos e permite muitas interações com os alunos. "Em dois dias há considerável ganho aplicando as técnicas. Além do esperado".
Mais uma turma, agora com 20 participantes, vai experimentar o curso que inicia dia 07 e termina dia 11 e poderá confirmar que apresentar-se em público despreparado, acreditando na sorte ou no improviso, é no mínimo, ingenuidade.

Leia mais sobre o COL (Clube de Oratória e Liderança) neste blog:
Os maiores medos do mundo

Cada bunda um som
Trânsito e liderança
A oratória da liderança
COL e UFPR firmam parceria para formar empreendedores  
Clube de Oratória decide parcerias com a SDR Joinville e Ajidevi
Formar líderes e oradores é missão do COL 

Superação do medo e da inibição 
Vídeo COL ênfase política
Vídeo COL ênfase liderança
Vídeo "O rio que teima pela vida"
COL forma mais 16 oradores
Bons oradores têm melhores cargos e salários
O maior medo do mundo tem cura
Melhor oradora e maior evolução
Escolas de jornalismo não ensinam oratória
 

Comunicação é coisa difícil
Golpistas são excelentes oradores
Oratória para candidatos
Livro com resgate histórico dos primeiros 25 anos do COL
CEO - Curso de Especialização em Oratória com Ênfase em Liderança

Nenhum comentário:

Postar um comentário