sábado, 12 de outubro de 2013

A humildade burra

Este vídeo foi gravado no primeiro exercício prático do Curso de Oratória com Ênfase em Apresentações realizado no período de 7 a 11 de outubro de 2013, no auditório da Totvs Joinville.

Veja, agora, este segundo vídeo gravado após 16h de treinamento e confira a mudança.

Foram cinco noites com um grupo de 18 profissionais da empresa. Sem exceção, todos tiveram surpreendente evolução e tornaram-se oradores ainda mais qualificados.
Há um ditado milenar que diz: "A primeira impressão é a que fica". Minha experiência como professor de oratória desde o fim da década de 1970 só vem confirmando o contrário. A última impressão é a que fica!
Não há dúvidas que numa apresentação em público um mal começo pode pôr tudo a perder. E não são poucas as mancadas de palestrantes, oradores que começam colocando suas plateias numa situação de rejeição. No entanto, vamos começar de trás para frente.

A líder Maria Silva de Souza, eleita pelos colegas "Melhor Oradora" da turma no Curso de Oratória com Ênfase em Apresentações, realizado no auditório da Totvs Joinville, no período de 7 a 11 de outubro de 2013, diz que vai recomendar o curso para amigos. "Tive a oportunidade de participar de um curso ministrado por um profissional capacitado que nos ensinou técnicas atuais e foi claro nas orientações e correções".

Suponha que você tenha realizado uma excelente apresentação numa palestra, curso ou discurso, com tal desempenho que o grupo que o assistiu decidiu presenteá-lo. Já vi oradores performáticos deixarem uma péssima e última impressão neste momento.
Primeiro, porque quem dá e quem recebe o presente quase sempre o faz de forma inadequada com seus posicionamentos. Fotógrafos e cinegrafistas ficam desesperados tentando captar aquele momento da entrega do presente, do aperto de mão. Ou aquele instante em que os dois estão sorridentes e o presente à mostra.
Se os profissionais que estavam lá para registrar esse momento não conseguiram, imagina a frustração da plateia que prestou a homenagem e também não pode desfrutar o instante.
O consultor tributário da Totvs Alexandre Machado, aplicando a técnica do discurso de agradecimento por ter sido eleito pelos colegas o melhor orador num dos módulos do Curso de Oratória com Ênfase em Apresentações realizado na Totvs Joinville. Ele afirma que o ensinado no curso permite evolução pessoal e profissional. "Esse aprendizado destas cinco noites levarei para o resto da minha vida, as boas técnicas de um orador".

Entre as diversas técnicas abordadas no meu curso está a de agradecimento. É neste módulo que os participantes aprendem como se posicionar para dar e receber cumprimentos ou presentes num ambiente público que os assiste.
Em ocasiões como essa, um simples "obrigado" muitas vezes é o suficiente. Todavia, um bom orador não perde a oportunidade e faz um pronunciamento final com um tempo médio de 30 segundos. É a oportunidade para coroar sua apresentação. Pode ser a cereja do bolo.
A técnica apresentada no curso atenta principalmente para a correção do que classifico como "humildade burra". Aquela em que o homenageado costuma dizer: "Eu não merecia..." ou coisa pior, como já cansei de assistir.
Meus alunos nunca mais cometerão esse sacrilégio, mas saberão valorizar, neste momento, algumas características do bom orador como a humildade, a generosidade e o reconhecimento.

A assistente administrativo Sinara Rodrigues, também foi eleita a melhor oradora de um dos módulos do curso e aplicou a técnica do discurso de agradecimento. Ela destaca que sua participação neste curso foi um dos melhores investimentos que já fez para melhorar o desempenho profissional e pessoal. "O instrutor domina totalmente o assunto e consegue passar de uma forma muito clara. As várias apresentações e a prática das técnicas por todos os participantes ajudam muito a absorver o conteúdo".

Se a última impressão é a que fica, um mal começo pode prejudicar toda a sua apresentação. E um dos erros mais frequentes é o orador iniciar com uma saudação que exija réplica. Neste caso ele atira no próprio pé e começa transformando os ouvintes numa plateia mal-educada, colocando-a contra si.
Se a plateia é de crianças das primeiras séries do ensino fundamental, qualquer visitante, ao chegar na sala e saudar com um "bom-dia" a resposta será um coro uníssono e retumbante de "BOMMM-DIIIIIIIII-AAAAAA...". Fora isso, a resposta tem tudo para ser um constrangedor silêncio.
 
Indicado pelo RH da Totvs para participar, o analista de sistemas de informação Rafael Pedro de Oliveira, também foi eleito pelos colegas o melhor orador num dos módulos do Curso de Oratória com Ênfase em Apresentações. Ele enumera o que classifica como pontos positivos do curso. "A utilização de técnicas; Apresentação das filmagens dos alunos; Os comentários feitos pelo instrutor após cada apresentação; A dinâmica do professor". E ainda conclui: "Tudo o que eu aprendi serve para toda a minha vida. Foram orientações que, com a prática, irei melhorar o meu desempenho profissional".

Assim como não se termina uma apresentação com a "humildade burra", deve-se evitar iniciá-la com saudações que exijam réplicas. E há dezenas de formas de se começar um evento com uma ótima primeira impressão. É o que também enfatizo nos meus cursos.
O evangelizador da Totvs Dagomar Roberto Müller, foi o eleito pelos colegas aquele que teve a melhor evolução como orador no período do curso. Para ele, o curso destaca a importância do planejamento das apresentações. "E tem foco na simplicidade, no básico, onde destaco as técnicas de postura corporal e comunicação e o compartilhamento da vivência em situações cotidianas e inusitadas".

Foi nesse curso que conheci um evangelizador não religioso. Nas corporações empresariais, evangelizadores são pessoas que amam o que fazem e tornam-se foco de disseminação desse conhecimento. Entre as atribuições do evangelizador está acompanhar todos os projetos, novidades e acontecimentos da empresa. É o responsável por passar a visão do futuro dela e também deve ser a pessoa chave para levar os itens relevantes gerados no menor nível da estrutura para o nível gerencial e de diretoria. Precisa se comunicar bem e ser um ótimo apresentador. Por isso o "Dago" estava no curso.

Leia mais sobre o COL (Clube de Oratória e Liderança) neste blog:
Totvs investe em arma poderosa

Os maiores medos do mundo  
Cada bunda um som  
Trânsito e liderança 
A oratória da liderança  
COL e UFPR firmam parceria para formar empreendedores   
Clube de Oratória decide parcerias com a SDR Joinville e Ajidevi 
Formar líderes e oradores é missão do COL  
Superação do medo e da inibição   
Vídeo COL ênfase política  
Vídeo COL ênfase liderança 
Vídeo "O rio que teima pela vida" 
COL forma mais 16 oradores 
Bons oradores têm melhores cargos e salários 
O maior medo do mundo tem cura 
Melhor oradora e maior evolução 
Escolas de jornalismo não ensinam oratória   
Comunicação é coisa difícil  
Golpistas são excelentes oradores 
Oratória para candidatos 
Livro com resgate histórico dos primeiros 25 anos do COL 
CEO - Curso de Especialização em Oratória com Ênfase em Liderança

Nenhum comentário:

Postar um comentário