segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Educação Ambiental com o projeto "Se ligue no esgoto"

Véspera do "Dia das Crianças". A manhã do dia 11 de outubro de 2013 foi intensa para alunos e professores da Escola Municipal Pedro Ivo Campos, no bairro Costa e Silva, onde nasce o rio Cachoeira, em Joinville, SC.

Desde o início da semana a escola estava com duas exposições fotográficas no seu pátio. "Cachoeira, um rio em transformação", que contempla imagens do rio no período de 1930 a 1948 e confirma o quanto o Cachoeira sofreu intervenções no seu leito e margens para permitir a navegação até o centro da cidade. E "O rio que teima pela vida", onde imagens recentes da região central confirmam a enorme biodiversidade do rio que já foi considerado o mais poluído de Santa Catarina, mas que está em plena recuperação.
As fotos provocaram, durante a semana, debates e curiosidade para a palestra que aconteceu na manhã da sexta-feira. Eu, representando o COL (Clube de Oratória e Liderança) e o presidente do IVC (Instituto Viva Cidade), o administrador e ambientalista João Carlos Farias, tivemos a oportunidade de completar o evento.
 Durante a palestra, o Dr. Água (Farias) apresentou dois vídeos. O primeiro, "O rio que teima pela vida", provoca surpresa nos que o assistem, pois antes da exibição do filme eles são praticamente unânimes em afirmar que o Cachoeira está morto ao serem questionados pelo Dr. Água. Mas, dez minutos após a resposta é outra.
Se você também acredita que o rio esteja morto, convém que assista:

O próximo vídeo "Se ligue no esgoto" é uma das peças do projeto que tem por objetivo promover conscientização ambiental. A obra chama a atenção para a necessidade de a população ligar o esgoto dos seus domicílios à rede de coleta e tratamento pública.

A Escola Municipal Pedro Ivo foi a primeira das cinco escolas selecionadas para receberem o evento do projeto "Se ligue no esgoto".
Para a supervisora escolar a iniciativa foi oportuna, pois uma professora está justamente abordando o tema nas suas aulas e os alunos curtiram muito as exposições fotográficas nos recreios.
"Eu mesma, que moro no bairro Saguaçu e passo perto do rio não sabia que tem tanta vida. Fiquei surpresa com o que vi nas fotos e nos vídeos!", diz Valkiria Grun Karnopp, que trabalha na escola há 21 anos e na rede municipal de ensino há 25.
Ela recebeu mil exemplares do jornal "Se ligue no esgoto" e que foi entregue para todos os alunos da escola levarem para casa. Escrito numa linguagem simples, o jornal reúne algumas imagens surpreendentes dos rios de Joinville e constitui-se numa peça de conscientização e educação ambiental para atingir os pais das crianças.

Realizamos, naquela manhã, duas palestras com auditório cheio. Uma antes e outra após o recreio. E durante o intervalo uma deliciosa surpresa. Ver os alunos com um novo comportamento. Diferente daquele que sempre estivemos acostumados. De crianças em algazarras e correrias com professores preocupados e alertas.
O que se via eram dezenas de crianças sentadas, agrupadas, concentradas com seus tablets. Cenas incríveis que algum observador desavisado juraria ser num ambiente escolar dos chamados "países desenvolvidos" ou de escolas particulares. Não! É de escola pública joinvilense!





Voltando ao nosso evento, a professora de língua portuguesa também afirma que o evento que levamos para a escola através do projeto "Se ligue no esgoto" é excelente. "É muito importante orientar a comunidade para ligar o esgoto à rede coletora e começar com as crianças, pois elas são mais abertas à conscientização do que os adultos", diz Marcia Regina do Nascimento França, há 17 anos na Escola Municipal Pedro Ivo Campos.
O ambientalista Mauro Ronchi, associado do IVC, também acompanhou a palestra.
O projeto “Se ligue no esgoto” é financiado pela Cia Águas de Joinville, patrocinado pelo Clube de Oratória e jornais O Vizinho, O Joinvilense, O Garuvense e O Araquariense.


O projeto contempla as seguintes peças:

Exposições fotográficas “Cachoeira, um rio em transformação” e "O rio que teima pela vida"
Vídeo documentário “Se ligue no esgoto”

Vídeo documentário “Cachoeira, o rio que teima pela vida”
Jornal “Se ligue no esgoto”
Palestra “Se ligue no esgoto”
Proposta de continuidade: O COL, em parceria com o IVC (Instituto Viva Cidade), assim como vem utilizando peças de educação e conscientização ambiental de projetos patrocinados por editais públicos de anos anteriores, também dará continuidade ao uso das peças deste projeto em suas atividades futuras, após conclusão deste projeto, ampliando indefinidamente o número de público atingido.


Saiba mais sobre o projeto "Se ligue no esgoto": 
Público já pode acessar vídeo na internet
Diretoria do COL aprova vídeo e se diverte com making off da obra
COL conquista edital da Cia Águas de Joinville
Projeto "Se ligue no esgoto" na íntegra
Resultado do Edital de Patrocínio 01/2013 da Cia Águas de Joinville

Parceiros do projeto "Se ligue no esgoto":
IVC (Instituto Viva Cidade)
Bureau de Comunicação e Eventos
Jornal O Vizinho
Jornal O Joinvilense
Jornal O Garuvense
Jornal O Araquariense
Saiba mais sobre o COL noutras postagens neste blog:
 
Formar líderes e oradores é missão do COL
Superação do medo e da inibição
Vídeo COL ênfase política
Vídeo COL ênfase liderança
Vídeo "O rio que teima pela vida"
COL forma mais 16 oradores

Bons oradores têm melhores cargos e salários
O maior medo do mundo tem cura
Melhor oradora e maior evolução
Escolas de jornalismo não ensinam oratória

Escola modelo é 100% meio ambiente
Matéria oficial sobre o evento no sítio da Prefeitura
A primeira confraternização do IVC
Eco-Escola entra em operação na inauguração da Gibiteca

Diretoria IVC Gestão 2012/2014 
Ambientalistas ajudam CEI 

Água da chuva nos banheiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário