Quando escrevíamos a edição 45 do JOI recebemos a notícia de que o denunciante, Leonardo Aguiar Morelli, secretário geral da Defensoria Social, estava se afastando das atividades profissionais para dedicar-se à saude. Enviou-nos um e-mail tornando público sua grave condição:
"Companheiros e companheiras,
Como já havia comentado com alguns, desde 2004, enfrento um grave desafio pessoal na questão da saúde. Um tumor no cérebro cujo desenvolvimento me leva a – periodicamente – ter de fazer exames especializados no Brasil e na Suíça. Há alguns meses esperava a confirmação para a realização de uma nova bateria de exames no hospital da UNIFESP em São Paulo. São exames
preliminares para os que são feitos no exterior. Ocorre que na terça passada recebi um telefonema da administração do Hospital, para liberação e realização dos exames neste dia 25 de agosto, o que me obrigou à ausência na reunião programada para ser realizada em Seropédica
no Rio.
Hoje passei pela primeira bateria e os resultados foram NADA ANIMADORES, embora ainda seja necessária uma segunda bateria cujos equipamentos não existem no Brasil. Esses exames complementares vinham sendo feitos, desde 2006 a cada 2 anos na Universidade de Genebra que mantem um dos melhores centros de diagnóstico por imagem em 3D especializada em oncologia cerebral.
Diante desse drama pessoal, peço perdão a todos, mas terei de me afastar completamente das atividades em que estava engajado, pelo menos até dezembro, pois agora preciso juntar recursos para viagem e para custear os exames que são muito caros.Tenho que cuidar da família – inclusive preparando-os para eventualidades tristes, mas inevitáveis.
Costumo dizer que a morte é a única certeza da vida, para a qual os vivos nunca se preparam. Tento fazer diferente desde que li um livro que todos deveriam ler: “A última grande lição – O sentido da vida” que conta a história de vida e morte de um professor de sociologia dos EUA, a lição de vida de doente terminal com uma doença incurável.
Fraternidade e bem a todos e todas. Até breve.
LM"
Estamos torcendo para que ele vença mais essa batalha. E se você quiser se contextualizar com o tema mais aprofundadamente, seguem os links das publicações que temos feitos em nossos jornais e também nesse blog.
Edição 748 do JOV (Jornal O Vizinho) - Edição comemorativa de aniversário de Joinville com destaque de capa para o tema (reuso de areias de fundições) com entrevista exclusiva do representante da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) nas páginas 6 e 7.
Edição 750 do JOV - Destaque de capa para entrevista com o Bispo Diocesano de Joinville, Dom Irineu Roque Scherer e editorial sobre a denúncia da Defensoria Social.
Edição 751 do JOV - Destaque de capa para o embate sobre o tema com publicação na íntegra, de nota da Tupy Fundições S.A. (direito de resposta) e alerta da Defensoria Social sobre o que qualifica de ações intimidatórias da empresa contra o jornal, nas páginas 4 e 5.
Edição 032 do JOG (Jornal O Garuvense) - Nota na página 8 sobre a repercussão nacional feita no JOV.
Postagem neste blog sobre a reação da empresa contra esse jornalista e o JOV
Edição 040 do JOI - (Jornal O Joinvilense) - Destaque de capa para os riscos do reuso de areias de fundições contaminadas com o cancerígeno fenol e complemento de reportagem na página 3.
Edição 033 do JOG - Nota na página 8 sobre o embate do reuso das areias de fundições
Edição 752 do JOV - Destaque de capa alerta que a Calçada do 62 BI pode ser apenas a ponta do iceberg com reportagem da cobertura jornalística de audiência pública na CVJ (Câmara de Vereadores de Joinville) nas páginas 6 e 7 e comentário em editorial.
Edição 33 do JOG - Destaque na coluna de meio ambiente na página 8 sobre o evento na Câmara de Vereadores de Joinville.
Postagem neste blog sobre a repercussão do tema noutros veículos de comunicação.
Edição 753 do JOV - Destaque de capa para as novas denúncias feitas por vereadores contra o reuso de areias de fundições e repercussão do tema noutros veículos nas páginas 6 e 7.
Edição 37 do JOG - Destaque na coluna de meio ambiente na página 8 sobre a denúncia nacional contra a Tupy Fundições S.A. no Anuário Brasil Sustentável.
Postagem neste blog com o alerta de radialista à atitude perigosa da Tupy contra jornalista joinvilense.
Postagem neste blog de entrevista com o presidente do Sindicato dos Jornalistas sobre o tema.
Edição 760 do JOV - Destaques de capa para resposta da Fatma/SC aos questionamentos feitos pelos vereadores sobre o reuso das areias de fundições
Edição 761 do JOV - e edição 046 do JOI - Destaques de capa para resposta do prefeito de Joinville às perguntas dos vereadores sobre os casos de suspeita de câncer e suas relações com as areias de fundição
Edição 045 do JOI - Destaque de capa para a resposta da Fatma que faz crescer suspeita contra fundição
Edição 046 do JOI - Destaque de capa para resposta do prefeito de Joinville às perguntas dos vereadores sobre os casos de suspeita de câncer e suas relações com as areias de fundição
Nenhum comentário:
Postar um comentário