quarta-feira, 11 de abril de 2012

Dr. Água, título consagrado

A noite de 09 de abril de 2012 será inesquecível para alguns joinvilenses e também histórica para o município.
Inesquecível por ter sido diplomada mais uma turma de oradores formados pelo COL (Clube de Oratória e Liderança) de Joinville. Ainda, pela comemoração aos 33 anos de fundação do clube que até essa data formou 2.637 oradores e líderes. Especialmente inesquecível para o administrador João Carlos Farias, membro do Conselho de Presidentes do COL e ambientalista do IVC (Instituto Viva o Cachoeira).
Nascido no Dia Mundial da Água, 22 de março, quis o destino que Farias se tornasse um especialista em sistemas economizadores de água em sua carreira profissional. A paixão pelo tema estimulou Farias associar-se ao IVC e engajar-se como ambientalista voluntário nos projetos da OSCIP (Organização Social Civil de Interesse Público).
João Carlos Farias agradece a oficialidade do título como "Dr. Água" conferida pelo COL e IVC assistido pelo presidente do clube Mário Lúcio Floriani (primeiro a esquerda), o secretário municipal de integração e desenvolvimento econômico Raulino João Schmitz e o presidente da Fundema Eni Voltolini

Nos últimos anos Farias vinha sendo identificado como "Dr. Água", denominação que recebera oficiosamente numa palestra que fizera em evento da Udesc. Desde então, o "Dr. Água" tornou-se uma personagem assumida pelo ambientalista e que contou com o apoio do COL e do IVC na consolidação do título.
Nessa mesma assembleia do COL, que foi um evento realizado em parceria com o IVC, as duas entidades homenagearam Farias concedendo-lhe oficialmente o título.
No mesmo evento, as duas entidades fizeram o lançamento público  do vídeo documentário "O rio que teima pela vida". A participação do presidente da Fundema como palestrante da noite sobre o tema marcou o encerramento do projeto que foi liderado pelo COL para a produção da obra, como pode ser conferido nos links no fim desse post.
O presidente da Fundema, Eni Voltolini palestra para sócios do COL e do IVC sendo observado pela vice-presidenta do COL, Mônica Robert ao lado do vice-presidente do IVC, o marinheiro aposentado Adilson Lopes da Silva

Para Eni Voltolini, as duas entidades estão escrevendo parte da história de Joinville e reescrevendo uma importantíssima história sobre o rio Cachoeira. "Vocês estão conseguindo fazer o que a Fundema há vinte anos quis e não conseguiu. Estão criando argumentos convincentes e uma força na sociedade para um olhar de recuperação e preservação ambiental do Cachoeira", declarou o presidente da Fundema.
Voltolini registrou o seu espanto ao assistir o vídeo pela primeira vez e conferir que ainda há tanta vida no leito e margens do rio. "Vocês vão conseguir que o rio seja recuperado. Depois disso, ninguém mais poderá dizer que qualquer outro rio da nossa região não possa ter o mesmo fim", ponderou o presidente da Fundema que finalizou agradecendo a todos os sócios e ambientalistas das duas entidades pela inciativa da produção do vídeo.

Leia mais sobre o tema neste blog:
Edição 776 do JOV (Matéria de contra-capa do Jornal O Vizinho)
Edição 775 do JOV (Matéria de contra-capa do Jornal O Vizinho)
Edição 773 do JOV (Matéria de capa do Jornal O Vizinho)
Edição 769 do JOV (Matéria de capa do Jornal O Vizinho)
Edição 048 do JOG (Matéria de contra-capa do Jornal O Garuvense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário