quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Servidor Público & Cidadão Lagunense

Estive, na noite de 25 de janeiro de 2013, no histórico município de Laguna, SC. Convidado, e patrocinado que fui, pela vice-prefeita Ivete Scopel Cadorin (PSD), realizei uma palestra para quase uma centena de servidores públicos municipais, no salão de eventos do Hotel Flipper, no centro daquela bela cidade.
Tratava-se do primeiro encontro entre servidores desta nova gestão vitoriosa nas eleições de 2012 e que assumira o comando do executivo no dia primeiro de janeiro.
Em primeiro plano, de amarelo, a vice-prefeita Ivete Scopel Cadorin atenta ao solilóquio

Tive a oportunidade de passear, no início da tarde, por parte da Prefeitura do Município, terra da "heroína de dois mundos", Anita Garibaldi, e conversar com alguns servidores e servidoras.
Antes disso, no almoço com a vice-prefeita e o seu marido, ex-prefeito Adílcio Cadorin, no Laguna Tourist Hotel, tive encontro com mais de uma dezena de prefeitos da Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna), que naquela manhã elegeram o prefeito lagunense, Everaldo dos Santos (PMDB), presidente da entidade.
No fim da tarde, ultimei a palestra e, às 20h30, iniciei-a, num evento que durou 60 minutos, com o tema: "Os Desafios da Comunicação na Relação Servidores Públicos & Cidadão".
Durantes os 60 minutos de palestra amparei-me em 15 slides para ilustrar o tema

Na avaliação da vice-prefeita lagunense, a palestra atingiu as expectativas. "Foi com imensa satisfação que assistimos sua palestra realizada para os funcionários da Prefeitura de Laguna na sexta feira passada. Devo registrar que, como resultado prático, V. Sa. muito contribuiu para a elevação da auto-estima dos servidores municipais de Laguna e dos serviços que prestam à população. O investimento que fizemos para tê-lo como palestrante tornou-se insignificante diante do alto nível de aproveitamento que nossa equipe passará a ofertar como contrapartida dos impostos que nossos munícipes pagam. Brevemente pretendemos convidá-lo para outros eventos, desta vez com servidores de áreas específicas, como saúde, educação e outros. Muito obrigado!"
Pude contar também com outro depoimento, da Secretária Municipal de Assistência Social. Segundo karmensita A. da Rocha Cardoso a palestra foi oportuna. "Muitas vezes em inúmeros momentos do dia ou da semana, nós, enquanto servidores públicos, nos perguntamos: Será que fizemos a nossa parte, se fomos suficientemente eficientes nas resoluções dos problemas, se encaminhamos para os lugares mais adequados, se atendemos da forma mais correta? Ainda na qualidade de funcionária pública estadual, e neste momento afastada por assumir tão respeitável posto de Secretária Municipal de Assistência Social, diante da palestra "Os desafios da Comunicação na Relação Servidor Público e Cidadão", respondi algumas das perguntas. Reportei-me aos bancos escolares quando fazia o curso de Magistério, onde meus professores nos ensinaram como devíamos nos comportar, vestir, falar e escrever. Logo, logo, colocava em prática tudo o que aprendera e vejo que os profissionais que se formaram naquele momento tiveram uma postura diferenciada e que realmente colocaram em prática no seu cotidiano transmitindo também a seus alunos dali por diante. A palestra foi muito importante também, pois, naquele momento percebi muitos profissionais em início de carreira que estão ansiosos por aprender e não tiveram oportunidade ainda de vivenciar cursos de formação ou qualquer outro evento que não fosse suas próprias leituras solitárias. Espero poder oportunizar e contar com o apoio de profissionais notáveis como você, que dedicam parte de suas vidas a estudar e repassar este conhecimento adquirido. Obrigada!!!!".
Eu agradeço. A confiança do prefeito Everaldo dos Santos, por me permitir realizar esse trabalho com sua equipe. O entusiasmo da vice-prefeita Ivete Scopel Cadorin, em me incentivar a estimular os servidores a darem o melhor de si nesse importante ofício. Ao Lucas Cadorin, que desde minha chegada a Laguna foi meu cicerone, ofertando-me toda a infraestrutura que requisitei para que eu pudesse fazer o melhor daquilo que mais gosto de fazer, socializar conhecimento. Além disso, Lucas foi o fotógrafo do evento e ainda concedeu-me as fotos desta postagem.
A primeira vez que realizei uma palestra com esse tema foi a convite da SDR Joinville, em 2009. Eram centenas de servidores públicos numa solenidade de homenagens e premiações em comemoração ao seu dia. Desde então, sinto-me cada vez mais honrado quando recebo convites como estes.

Ainda na visita, Lucas Cadorin levou-me à Flama (Fundação Lagunense do Meio Ambiente). Recebido pela sua presidenta, Amenar de Oliveira, conversamos sobre o tamanho do desafio que este setor tem no executivo municipal. Convidei-a e ela também esteve à palestra enviando-me essas impressões: "Sempre trabalhei no serviço público, desde os 18 anos de idade, quando prestei meu primeiro concurso. Convivi com diversos tipos de pessoas, com as mais diversas personalidades. As que mais me intimidavam eram as 'muito boazinhas'; muito prestativas; muito solícitas; as que não questionavam nada, nem ninguém. Enfim, as pessoas com personalidade, a meu ver, dúbia. Mas, tanto as coisas boas quanto as ruins fazem parte do nosso cotidiano, tanto na vida doméstica, social e, principalmente, no trabalho que, como você colocou na palestra 'é ali que passamos a maior parte do nosso tempo, da nossa vida, e onde estão as pessoas com as quais mais convivemos'.
Então, acredito que para estarmos bem fora do ambiente de trabalho precisamos, também, estar bem no nosso relacionamento com todos, dentro de qualquer escala hierarquica, lá dentro.
A palestra foi muito útil na nossa conscientização como servidores, como administradores e como colegas. Nos conduziu a pensarmos melhor na questão de relacionamento de trabalho, mas principalmente, na nossa atitude, na nossa conduta, enquanto servidores públicos que somos. É isso que devemos ter sempre em mente ao tratarmos com qualquer pessoa da comunidade, quando do atendimento, na repartição, ou abordados na rua. Seja pobre, seja rica, branca ou negra, gorda ou magra..., nada disso deve importar, mas apenas a consciência de que somos todos cidadãos, iguais nos direitos e deveres, apenas desempenhando diferentes papéis na sociedade, todos de iguais importância na contribuição para a modificação do meio em que vivemos. E o nosso meio é a nossa cidade, a nossa Laguna. Que a lealdade e a simplicidade, também irá proporcionar uma maior interação entre os novos colegas.
O tema foi bem pertinente e muito bem apresentado. Tenho a certeza que levou todos os participantes a uma reflexão quanto à questão servidor público x público, além da conscientização do bom relacionamento entre os trabalhadores, para o crescimento da empresa e dos que nela trabalham. Se a empresa vai bem, todos crescerão junto com ela.
"

Um destaque especial preciso fazer aos servidores lagunenses que estiveram na palestra e que foram muito generosos comigo, ouvindo-me atentamente. Alguns, ao fim do evento, vieram conversar e agradecer-me.
Repito. Sou eu quem agradeço. Obrigado.

Outras postagens neste blog com temas de palestras, cursos e matérias correlacionadas:


O maior medo do mundo tem cura

A importância da leitura na ascensão profissional
Oradores têm melhores cargos e salários
Melhor oradora e maior evolução
Leitura em plataforma revolucionária
Ascensão profissional através da leitura
Leitura e ascensão profissional
Oratória para candidatos
Golpistas são excelentes oradores
Escolas de jornalismo não ensinam oratória
Como explicar isso? Comunicação é coisa difícil!
Analfabetismo político, um dos piores males
O domador de palavras
Clube de Oratória e Liderança

Nenhum comentário:

Postar um comentário