quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Comecei imersão em POA pela "Mais bela rua do mundo"

Fiz uma imersão na capital gaúcha. Comecei por conhecer a eleita "Mais bela rua do mundo". Apaixonei-me.



Ruas parecidas com ela têm várias em Porto Alegre. Túneis de árvores. Essa, eleita, tem uns 500 metros. Cercada por tipuanas com mais de 80 anos, pelos dois lados, a Gonçalo Carvalho é protagonista de uma história de luta dos moradores.




Entre algumas conquistas, o não asfaltamento da via e o risco de mudanças em 2005 por conta da construcão de um shopping ao lado.  Na internet o blog www.goncalodecarvalho.blogspot.com, dos Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho, informa que ela é a primeira rua declarada Patrimônio Ambiental de Porto Alegre. Com justiça!
O calçamento em paralelepípedo ainda está lá. Quando cheguei, parte da via estava com o trânsito interrompido.


A empresa de energia elétrica fazia a troca dos fios da rede por novos encapados para proteger os galhos e folhas das árvores do contato com os energizados. A "Mais bela rua do mundo" está incluída também na rota dos pontos turísticos de POA.
Apesar de tudo isso, na mesma semana "criminosos" atearam fogo numa das árvores.


A árvore está condenada ao corte. Ela  demarca a entrada para o shopping, num dos acessos.


Esta imagem, então, está com os dias contatos.


Porto Alegre é uma cidade bastante arborizada. Segundo a prefeitura encontra-se 173 espécies arbóreas e as dez mais frequentes são a extremosa, com incidência de 19,50%, o ligusto com 18,64%, o jacarandá com10,75%, o cinamomo com 6,75%, o braquiquito com 4,12%, o ipê roxo com 3,10%, o mimo-de-vênus com 2,84%, o ipê amarelo com 2,56%, a tipuana (da rua Gonçalo de Carvalho) com 1,67% e a sibipiruna com 1,58%.




O Jacaranda mimosifolia na primavera decora a cidade com suas belas flores roxas. Essa, fotografei às margens do Arroio Dilúvio. Sobre ele, em breve revelarei outras imagens surpreendentes para os gaúchos.
Conheci também a Feira do Livro. Impressionou-me o tamanho. Numa das palestras, do repórter internacional do Grupo RBS, Rodrigo Lopes, autor do livro "Guerras e Tormentas - Diário de um correspondente internacional", ouvi dele que "O medo é o anjo-da-guarda do jornalista".

Um comentário: