sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Joinville amplia seu "Muro de Berlim"

Na Alemanha, um muro dividiu a cidade de Berlim ao meio, separando famílias e amigos da possibilidade de qualquer contato e punindo com a morte os que tentassem atravessá-lo. Tanto a BR 101 como a Avenida Santos Dumont, na germânica Joinville, também cumprem esse papel assassino com os animais silvestres e domésticos.
  Procyon cancrivorus (mão-pelada) atropelado na Avenida Santos Dumont,
próximo ao Motel Vison.
Foto do biólogo e ambientalista Guilherme Evaristo 

Felizmente o Muro de Berlim já foi derrubado em 1989 e, na Europa, a morte de animais por atropelamento tem sido identificada como uma das principais ameaças à vida selvagem.
No Brasil essa preocupação é mais recente e, quase sempre, associada às áreas de interesse de preservação. Esse problema geralmente é agravado em rodovias com fluxo intenso de automóveis que cruzam áreas habitadas pelas espécies da fauna silvestre, como é o caso da BR 101, especialmente na região norte do estado de Santa Catarina onde a Mata Atlântica ainda é exuberante. Mas, também em áreas urbanizadas de Joinville, como é o caso da região dos bairros Atiradores, Boa Vista, Iririú e Distrito Industrial de Pirabeiraba entre outros.

Coendou prehensilis (ouriço-cacheiro) atropelado na Avenida Santos Dumont,
próximo ao Motel Vison
Foto do biólogo e ambientalista Guilherme Evaristo  

Há muito o que mudar! Infelizmente governos têm, como prioridade, atender interesses políticos e econômicos. Confirmamos isso todos os dias. Em todas as esferas governamentais. O exemplo gritante é a BR 101. Concedida, no processo de privatização, para um grupo espanhol, enriquece os forasteiros às custas também de muitas mortes pelas quais não se têm interesse político, econômico, governamental de computar.
Não há registro numérico, mas diariamente centenas de vidas são ceifadas só no trecho da BR 101 em Santa Catarina. Animais silvestres são atropelados e mortos frequentemente porque a legislação é tendenciosa, a fiscalização é falha e a ganância é criminosa.

A pergunta que vem à mente a cada tapete de carne esmagada coberta de pêlos encontrados ao longo da BR 101 é "Por que a concessionária não constrói passas-fauna"?
A resposta mais lógica é "Porque a empresa não tem comprometimento com a vida".
E essa é uma regra que se projeta em praticamente todas as obras de rodovias Brasil afora. Não seria diferente em Joinville. Como está sendo o caso da duplicação da Avenida Santos Dumont.

  Cerdocyon thous (graxaim) atropelado na Avenida Santo Dumont,
próximo ao Joinville Square Garden
 Foto do biólogo e ambientalista Guilherme Evaristo
 
O Decreto 19.665 de 9 de outubro de 2012 criou a ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico) do Morro do Iririú. Essa lei obriga governantes e sociedade à uma relação ambientalmente diferenciada em todas as suas obras e ações do entorno.
A Avenida Santos Dumont já existia antes desta lei, é certo. Mas, a via está sendo refeita, duplicada e precisa respeitar, cumprir as legislações vigentes.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Infraestrutura, "A avenida Santos Dumont é considerada uma rodovia municipal urbana. Não havia e não vai haver os chamados 'Passa Fauna' ou 'Corredor Ecológico', pois na grande maioria do trecho há edificações, principalmente empresas, como no trecho central, nos dois lados. De qualquer forma, há empresa ambiental fazendo o monitoramento de toda a obra".
Como se confere, o governo se posiciona de forma criminosa, do ponto de vista da legalidade, se se considerar que o projeto de duplicação deveria cumprir o que dispõe o decreto municipal já mencionado e outras leis que destacamos: 
√ Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 em seu Art. 23, em seu parágrafo VII: É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios a preservação das florestas, da fauna e da flora;
√ Art. 225 da Constituição Federal: Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações
√ Lei No 9.985, de 18 de julho de 2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza em seu Art. 38: A ação ou omissão das pessoas físicas ou jurídicas que importem inobservância aos preceitos desta Lei e a seus regulamentos ou resultem em dano à flora, à fauna e aos demais atributos naturais das unidades de conservação, bem como às suas instalações e às zonas de amortecimento e corredores ecológicos, sujeitam os infratores às sanções previstas em lei.
A sociedade precisa se mobilizar e questionar os seus governantes. Mais que isso, precisa exigir mudanças em obras que até possam estar na legalidade, mas que extravasam a moralidade, a ética humana com a vida. Seja ela qual seja.
Neste caso, tudo leva a crer que a obra de duplicação feita pelo governo catarinense não está cumprindo as exigências legais apontadas.


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sexta-feira, 7 de outubro de 2016

IVC e Univille iniciam estudo de parceria com foco na Ilha da Rita na Baía Babitonga

A Ilha da Rita pertence ao município de São Francisco do Sul e está localizada na Baía Babitonga, no litoral norte de Santa Catarina. Suas ruínas são vestígios de uma base naval de importância estratégica durante a Segunda Guerra Mundial e utilizada como posto de abastecimento a navios. Atualmente sob responsabilidade e posse da Univille, o IVC (Instituto Viva a Cidade) inicia estudos para a formalização de parceria com a universidade para revitalização e preservação desta que é uma das mais importantes ilhas que compõem o ecossistema da Baía Babitonga.
O primeiro encontro com dirigentes das duas entidades foi intermediado pelo presidente do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Joinville, empresário Raulino João Schmitz.
 Além de Raulino Schmitz (esq.), Mauro Ronchi, vice-presidente do IVC (centro) e Claiton Emílio do Amaral, Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários reunidos no Campus da Univille, em Joinville,
por videoconferência também participou Claudio Rudolfo Tureck,
da Unidade Iperoba (Univille) de São Francisco do Sul

A Ilha da Rita reúne histórico e elementos para se consolidar como um centro de pesquisa e turismo científico de amplitude internacional, considerando-se que está inserida num dos mais importantes estuários do Planeta. 
Além de constituir-se em importante patrimônio cultural e ambiental de Santa Catarina o IVC se apresenta à parceria com a Univille para aprofundar estudos que propiciem a revitalização para fins científicos, culturais, turísticos e educacionais.
Um segundo encontro já está programado para o dia 18 de outubro, às 10h e deverá reunir mais associados do IVC para debaterem uma apresentação de projetos e estudos que será feita pelo professor Claudio Tureck.
Entre os objetivos do IVC está o de "Intermediar e estimular a parceria, o diálogo regional e a solidariedade entre os diferentes segmentos sociais, participando junto a outras entidades de atividades que visem interesses comuns; e apoiar pesquisas, estudos desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito às atividades" da Oscip.
"Este primeiro encontro foi mais para os dirigentes da Univille conhecerem e colherem informações sobre o Instituto Viva a Cidade. O próximo encontro será mais para os ambientalistas do IVC se contextualizarem dos projetos da Univille com a ilha", diz o vice-presidente da Oscip, Mauro Ronchi.
 

Um pouco mais sobre a Ilha da Rita
Em 1918 a ilha foi requisitada pela Marinha Brasileira. Em 1940 se construiu ali uma pequena base naval de abastecimento, inaugurada com grande pompa pelo Presidente Getúlio Vargas. Havia tanques de armazenamento de óleo, paióis de carvão e um pequeno alojamento. Foi instalado um aqueduto submarino desde o continente, do rio Saí, para abastecimento de água doce para os navios. Nos anos seguintes, no decorrer da segunda guerra mundial, essa base de abastecimento foi usada pelos aliados.
A base naval entrou em decadência depois da guerra pela diminuição de sua importância estratégica e foi parcialmente abandonada pela Marinha Brasileira. Em 1968 a União transfere a concessão de uso à administração do porto de São Francisco do Sul.
Antes de ter o nome de ilha da Rita, se chamava ilha de Vicente Pinto, nome de um antigo proprietário.
Inserida no ecossistema da Baía Babitonga é uma das 118 ilhas desta que é a última grande formação de manguezal do hemisfério sul, constituindo um dos mais importantes estuários da Terra.

 Uma das dezenas de ilhas do ecossistema Baía Babitonga

No interior da baía encontram-se 24 ilhas; no Canal do Linguado outras 57 e no Rio Palmital mais 37. Este patrimônio natural é um complexo sistema estuarino. Estuários são considerados "berçários da vida marinha" caracterizando-se por abrigar diversas espécies em estágio inicial de desenvolvimento, devido sua reduzida salinidade, disponibilidade de alimento e heterogeneidade do habitat.
O estuário da Babitonga é uma massa de água costeira semi fechada que possui uma ligação livre com o mar aberto e um dos mais belos patrimônios naturais da humanidade.

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quinta-feira, 6 de outubro de 2016

IVC quer posicionamento de candidatos que disputam segundo turno em Joinville, SC

O Instituto Viva a Cidade aprovou em assembleia a entrega de documento que elenca as principais bandeiras de luta e defesa da Oscip ambientalista.
A mais recente, e que apoia iniciativa da Univille, é a criação do Corredor Ecológico Bugio Ruivo que foi rejeitado pelo Conselho da Cidade na nova LOT (Lei de Ordenamento Territorial) de Joinville.
 Ambientalistas e Diretoria do IVC, liderada pelo vice-presidente Mauro Ronchi (camisa branca com listras), vem acompanhando a votação da LOT nas sessões da Câmara de Vereadores de Joinville, para reverter o grave dano ambiental que será promovido pela nova lei se aprovada como se apresenta

A proposta do Corredor Ecológico do Bugio-Ruivo é resultado do trabalho de pesquisa e Educação Ambiental realizados em 2012 pelo Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Cubatão Norte e Cachoeira (CCJ) e Univille, com o patrocínio da Fundema. O Corredor Ecológico pretende ligar a Área de Proteção Ambiental da Serra Dona Francisca e a Área de Relevante Interesse Ecológico do Morro do Finder, duas importantes Unidades de
Conservação de Joinville.

O biólogo Guilherme Evaristo têm feito "marcação" de corpo-a-corpo junto aos vereadores.


 O vereador James Schroeder (PDT) é quem apresentou o projeto de lei
para a criação do Corredor Ecológico Bugio Ruivo

Segundo o biólogo e ambientalista Guilherme Evaristo, o corredor ecológico deve possibilitar a ligação de florestas isoladas e de áreas de conservação ambiental da cidade, além de recompor matas ciliares. "Deverão também ser feitos acessos nas rodovias e estradas que cortam o corredor para permitir a passagem de animais (passas-fauna) por terra e pelo ar, como tuneis e pontes de cordas – nesse caso para atender aos macacos", diz o pesquisador.
A lista completa que compõem as "bandeiras" do IVC apresentadas aos candidatos tem 13 itens:
1- Criação da UC (Unidade de Conservação) do Ecossistema da Baía Babitonga;
2- Reabertura do Canal do Linguado;
3- Dragagem dos canais da Baía Babitonga, principalmente dos rios Cachoeira (Joinville), Parati (Araquari) e Palmital (Garuva) para a retomada da navegação nessa região;
4- Dragagem e recuperação ambiental dos afluentes do Rio Cachoeira, principalmente para minimizar os problemas de enchentes em Joinville;
5- Não uso de ADFs (Areias Descartáveis de Fundições contaminadas com cancerígenos) como matéria-prima na produção de artefatos quaisquer, na construção civil, pavimentação, agricultura etc.
6- Recuperação ambiental do Rio Cachoeira para transformá-lo num corredor de biodiversidade, educação ambiental e turismo de contemplação;
7- Aplicação da Lei Complementar 220 de 3 de outubro de 2006 sobre Aproveitamento da Água de Chuva no município, engavetada no executivo;
8- Mobilização social e política para a instalação de coleta e tratamento de esgoto sanitário em 100% dos domicílios localizados no ecossistema da Baía Babitonga;
9- Substituição gradativa das exóticas Ficus benjamina (figueiras da Beira Rio) por árvores naturais, nativas, às margens do Rio Cachoeira;
10- Disciplinamento, através de campanhas públicas de educação e conscientização ambiental, e de legislação própria, se cabível, da pescaria no rio Cachoeira;
11- Criação do Parque das Nascentes, no bairro Costa e Silva, onde nasce o Rio Cachoeira;
12- Criação do Corredor Ecológico Bugio Ruivo
13- Instalação de Passas-Fauna na Avenida Santos Dumont
A presidenta do IVC explica que a Oscip quer saber o que pensam os candidatos que disputam a prefeitura.
"Diante das atividades e dos objetivos do IVC, que também apresentamos aos dois canditados, questionamos, por escrito, os seus posicionamentos sobre esses temas", diz a engenheira ambiental Tatiana Valencia Montero.


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sexta-feira, 9 de setembro de 2016

IVC e Defensoria Ambiental pedem embargo de obra da Rôgga em Joinville

O IVC (Instituto Viva a Cidade) protocolou na SEMA (Secretaria de Meio Ambiente de Joinville) pedido de embargo de obra da Rôgga Empreendimentos.
A iniciativa dos ambientalistas teve como motivação a reportagem que publiquei na postagem "Empreendimento da Rôgga em Joinville sofre resistência por supostos danos ambientais".
 O documento entregue à SEMA, sob o número de protocolo 977 de 09 de setembro de 2016, pede ao órgão fiscalizador e licenciador ambiental que identifique onde está o rio Elling no bairro Anita Garibaldi e investigue um afloramento de água que tem indicações de ser uma nascente (Olho d'água).
Neste mesmo dia recebi, da assessoria de imprensa da empresa, uma "Nota de esclarecimento".
O email afirma que o "Residencial Caroli Easy Club, localizado na Rua Independência, passou por todos os processos legais de aprovações e licenciamento nos órgãos competentes".
Essa informação é pública em placa instalada no terreno e, em momento algum fiz qualquer alegação de que a Rôgga não estaria com a documentação em dia.
O documento que apresentamos, em parceria com o IVC, à SEMA, é objetivo sobre o que estamos contestando. O mesmo não podemos afirmar da "Nota de esclarecimento" da empresa.
Aliás, não é incomum que empreendimentos devidamente licenciados resultem em desastres ambientais posteriores e, no Brasil, temos, infelizmente, exemplos de sobra quanto a isso.
O que esperamos da SEMA é a suspensão imediata do licenciamento até que os pontos levantados na denúncia sejam devidamente esclarecidos.

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