quinta-feira, 19 de setembro de 2013

O descaso público com os ciclistas em Joinville

Surpreende como o poder público é pródigo no mau exemplo. Ciclistas que precisarem ir à Fundema (Fundação Municipal de Meio Ambiente) de Joinville, não vão encontrar local apropriado para deixarem suas bicicletas
 Até 2012, aqui havia suportes de concreto para bicicletas, em frente a sede da Fundema Joinville...

 O tema é destaque da edição 804 do JOV (Jornal O Vizinho). Com a manchete "Judiciário joinvilense dá mau exemplo", a reportagem denuncia que usuários de bicicletas também não têm onde deixá-las quando se dirigem ao Fórum do município.
Postes são as únicas alternativas para joinvilenses trancarem suas bicicletas.
A reportagem diz que a mais de um ano o único bicicletário que havia no Fórum foi retirado por decisão da Prefeitura.
Segundo o chefe de secretaria do judiciário local, "porque uma parte das rodas das bicicletas ficava em cima da calçada dos pedestres". Fabrício Antunes Matiola informa ainda que o Fórum espera pelo "Projeto de Reforma Global do Prédio", que será apresentado ao TJ/SC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina), mas que por coincidência, na mesma semana da reportagem havia sido pedido para incluir reforma parcial do passeio e bicicletário.
O carioca Sérgio Pareto Cunha mora há 20 anos em Joinville e diz que a cidade decepciona demais quando o assunto é bicicleta

O vigilante Sérgio Pareto Cunha, 55 anos, mora no bairro Vila Nova e diz que quando veio para Joinville acreditava que ia morar na "Cidade das Bicicletas", como alguns enganosos discursos oficiais ainda pregam Brasil afora. "Eu ouvia muito falar dessa marca de Joinville. Morando aqui vi que não é assim. Até a cidade do Rio de Janeiro respeita mais os ciclistas", lamenta o carioca.
Ele também foi obrigado a prender sua bicicleta num poste em frente ao Fórum porque não encontrou bicicletário. O único local para as bicicletas está reservado para os funcionários.
Conheço muito bem essa realidade, pois desde 2011 que atuo como "bike journalist". 
Foi quando tomei a decisão de me tornar "Uma criatura menos destrutiva".
Nesta foto, a bicicleta em primeiro plano é minha. Quando voltei, ao término das entrevistas, ela estava jogada ao chão. Algum pedestre, raivoso, ou motorista que estacionou ao lado, deu-se ao trabalho de jogá-la, atrapalhando ainda mais o fluxo de pessoas. Acredito que numa ignorante reação de protesto por eu tê-la prendido em cima da estreita calçada. Mas, o fiz deixando-a do lado que dificilmente alguém passaria, já que havia um carro estacionado ao lado, quando retornei.
Essa é a situação que o Fórum de Joinville obriga aos ciclistas que lá se dirigem...

O presidente do IVC (Instituto Viva Cidade), diz que a sociedade precisa exigir mais ciclovias e mais segurança nas que estão instaladas. "E também fazer pressão junto aos lojistas, donos de bares, restaurantes etc. É difícil encontrar locais adequados para deixar as bicicletas nos comércios de Joinville", afirma o ambientalista João Carlos Farias.
Para ele, a grande maioria dos órgãos públicos de todas as esferas (municipal, estadual e federal) prioriza os automóveis. "Os agentes públicos deveriam ser os primeiros a incentivar e dotar de infraestrutura para o estímulo ao uso das bicicletas. Mas, não é o que se vê na maior cidade catarinense".
"Se se pode complicar, porque simplificar?"....

Tem razão o presidente do IVC. E quando o poder público decide fazer, pelo menos com este tema, Joinville, de novo, não é boa referência. Ciclofaixas com menos de um metro de largura, falta de sinalização, buracos nesta vias etc, tem sido a regra.
Neste mês de setembro uma empresa foi contratada pela PMJ (Prefeitura Municipal de Joinville) para execução de sinalização horizontal de trânsito - pintura de faixas de pedestres, demarcação de faixas cicloviárias e vias preferenciais com tachões.
O contrato tem valor de R$ 1 milhão. A imagem acima a fiz dois dias após a obra da Sinco Sinalização, vencedora de licitação lançada pelo Ittran (Instituto de Trânsito e Transporte de Joinville). Como se pode conferir a ciclofaixa termina nos meios-fios, apesar de o rebaixe estar logo a esquerda para o ciclista atravessar a rua na ciclofaixa logo a frente. Mas se podemos complicar, porque simplificar, não é mesmo? Vejam como indicam as setas, na foto acima, da Via Gastronômica...
Enquanto políticos e governantes não estiverem comprometidos com sustentabilidade, enquanto for apenas discurso, todo esse descaso vai continuar. Infelizmente.

Leia mais sobre o tema neste blog:
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Cavalgada da deseducação
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Um comentário:

  1. A inserção das ciclovias e os seus acessórios vai acontecendo dentro de um cenário caótico gerado pelo domínio do transporte individual. É necessário que as autoridades municipais façam um planejamento correto e tenham no ciclismo como uma alternativa de sustentabilidade e melhoria de qualidade de vida.
    Trajano - Irati - PR

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