quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

As cobras do governo petista de Carlito Merss

Cheguei essa semana a Joinville depois de alguns dias na Europa conciliando viagem de férias e pesquisa ambiental em rio na Alemanha. Ao ler a capa do Jornal Notícias do Dia, da quarta-feira, 04 de janeiro de 2012, eu não tive dúvidas de que estava novamente em Joinville. Mais um crime absurdo está sendo cometido contra o rio Cachoeira.
Empresa terceirizada pela prefeitura de Joinville iniciou em dezembro um dos mais absurdos crimes ambientais contra o rio Cachoeira no centro de Joinville

Ao ler a matéria do ND encontrei algumas pérolas que me embrulharam o estômago muito mais do que a sensação que tive ao descer uma montanha de neve em tobogã numa estação de esqui na Áustria.
A primeira e mais surpreendente afirmação do diretor-executivo da Seinfra, Michel Ubirajara Becker, posso afirmar que é uma falácia para não chamá-lo de mentiroso. Desde 1999 caminho e pedalo às margens do rio Cachoeira no trecho entre o Mercado Público Municipal e a ponte da rua Itaiópolis fotografando, filmando e produzindo reportagens sobre o rio, sua biodiversidade e os crimes ambientais contra ele.
Desde 2005 complemento essa pesquisa navegando desde a Baía Babitonga até o Mercado Público e remo dali até onde hoje estão os "restos mortais" da enganosa estação de tratamento flotflux (só faltava esse governo querer ressuscitar esse engodo também!!!).
Tenho milhares de fotos e centenas de filmagens; também umas dezenas de reportagens publicadas desde então. A partir de agosto de 2008 a ONG ambientalista IVC (Instituto Viva o Cachoeira) ampliou com outras dezenas de voluntários esse acompanhamento sendo que um dos sócios, biólogo, catalogou cientificamente mais de 50 espécies de fauna que vivem no leito e margens do rio Cachoeira. Alguns destes animais foram registrados por outros sócios e simpatizantes do IVC.
Nunca, jamais encontramos cobras ou ninhos de cobras nesse trecho do rio Cachoeira. A teríamos catalogado, com certeza, e publicado no respectivo blog do IVC na internet. A absurda justificativa para o crime ambiental que esse  governo comete contra a tênue vida que o maltratado ecossistema insiste em manter é típica de governantes que acreditam administrar uma sociedade de ignorantes.
O desinformado administrador afirma ainda que este tipo de trabalho que está sendo realizado já o foi diversas vezes praticado e "nunca houve questionamento". Mais uma falácia.
Em 2007 o JOV (Jornal O Vizinho) fez uma reportagem sobre a importância de se preservar e recuperar a mata ciliar do rio Cachoeira no centro de Joinville. 
Em novembro de 2007 a prefeitura fez uma poda ambientalmente adequada dando exemplo de respeito ao meio ambiente e aos desejos da comunidade manifestados em matéria jornalística do JOV (Jornal O Vizinho)

Pior ainda foi ler a afirmação da bióloga e diretora da Fundema (Fundação do Meio Ambiente de Joinville). "Não houve nenhum crime ambiental", afirmou Maria Raquel Migliorini.
Estamos perdidos! Se quem deve fiscalizar afirma que aquilo que está sendo praticado agora não é crime então eu sou obrigado a acreditar que Papai-Noel existe e eu deveria ter procurado melhor o "bom velhinho" no meio daquelas montanhas de neve dos Alpes Austríaco e Alemão e pedido o prêmio da Mega-Sena da Virada de presente de Natal.
Acompanhei e divulguei das mais belas imagens já vistas no rio Cachoeira no centro de Joinville em 2009. Num desses eventos o rio se transformou em maternidade e uma capivara pariu três filhotes no meio de um capinzal às margens do rio bem perto da prefeitura. Tudo registrado e publicado em jornal. Será que a bióloga da Fundema sabe o que os maiores ratos do planeta comem?
Capivara comia capim que existia às margens do rio Cachoeira ao lado da ponte azul. Em 2009 ela pariu três filhotes no meio desse mesmo capim

Li também que no dia 03 de janeiro o pepista Eni Voltolini assumiu a presidência da Fundema. Já mudou tanto assim a Fundema? As margens do Cachoeira estavam tomadas de flora típica da Mata Atlântica. Como não é crime cortar até o talo toda a vegetação que protege o barranco do rio e evita desmoronamento? Que Fundema é essa que não faz a lição básica de casa? Que moral terá essa Fundema em autuar um cidadão que cometa o mesmo crime? Ou ela não vai autuar mais já que este é um ano eleitoral? A afirmação feita pelo novo presidente da Fundema na mesma edição do ND de que "agora é a avaliação final, quando nada pode dar errado" pode ter isso nas entrelinhas?
Essa era a vegetação ciliar (típica de Mata Atlântica) que tinha perto da ponte que liga a rua Dona Francisca com a Max Colin, no início do mês de novembro de 2011

Peixes, garças, biguás, jacarés, colhereiros, tartarugas e outras dezenas de espécies dependem dessa vegetação que a administração petista de Carlito Merss decidiu eliminar para deixar apenas a vegetação exótica, as ficus benjamina, plantas totalmente inadequadas e que deveriam ser substituídas por plantas típicas de rio de mangue, como é o caso do Cachoeira. É a prática atual do governante quilômetros luz distante do discurso do político oposicionista de outrora!!!
Os bandos de garças que promoviam espetáculo no centro da cidade quando vinham se alimentar de peixes que se escondiam no meio da vegetação ciliar do rio Cachoeira agora são coisas do passado

Em novembro de 2011 centenas de garças invadiram o centro de Joinville promovendo um raro espetáculo urbano. A partir de agora não o veremos mais. As capivaras também deverão mudar-se. Muitas aves que tinham ninhos nas pequenas árvores ciliares também são coisas do passado. De um passado que já traz saudades. Ou os "desumanos joinvilenses" preferem a inóspita e desértica margem às flores?
Governo Carlito Merss é contra a biodiversidade às margens do rio Cachoeira...

... a opção é pelo exótico que não abriga ninhos, que produz folhas com alto teor de resina, que não permite o aumento da biodiversidade. Na contra-mão da história, na contra-mão do discurso

Se há tanta cobra assim como afirmou o governante, posso arriscar dizer que elas não estavam às margens do rio. Talvez, num "palácio" bem próximo! Se está  sendo cortada toda a vegetação em razão das "supostas" cobras, poderíamos demolir o referido prédio também?
Não é a primeira vez que as cobras são culpadas por atos criminosos. Os répteis já foram vítimas bíblicas. Adão e Eva devem estar dando gargalhadas com o plágio!
Só para não esquecer que em 2007 a prefeitura era comandada pelo PSDB com Marco Tebaldi. Assim era o tratamento dado ao rio...

31 comentários:

  1. parabéns Altamir.
    Arnaldo Fortuna

    ResponderExcluir
  2. Nada como derrubar o adversário com um direto, com a potência de mil KiloDADOS e kiloFATOS!!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. o prefeito , prefeito???? acha que todo mundo é trouxa, coloca esse bando de apadrinhados pra dirigir orgaos do governo e da nisso, essa gente mal e mal sabe ler, imagina cuidar de uma cidade ... esse é o PT,o PT é a Igreja Universal do Reino de Deus da politica, e tem quem acredita neles ...

    ResponderExcluir
  4. Altamir

    Parabéns pelo seu trabalho, com relação ao resto que é a incompetência e Inabilidade dos políticos esperamos uma evolução não deles mas sim da sociedade para limpar definitivamente o lixo da administração de Joinville.

    Ulises A. Garrido

    ResponderExcluir
  5. Parabens Altamir. Estou na torcida para que este texto seja lido pelo ocupante principal do "palácio" próximo, que com certeza quer sua reeleição, mas com certeza as "cobras" vão impedi-lo de continuar.

    ResponderExcluir
  6. Altamir,
    Muito bom o texto, perfeitas as fotos, mostram como estão sendo feitas as coisas.
    Coloquei seu post no twitter.
    E tenho escrito também sobre este absurdo.

    ResponderExcluir
  7. Em 1812 o russo Marechal Kutuzov, por conta da invasão Napoleônica, utilizou estratégia conhecida como Terra Arrasada. A medida que o exército de Napoleão invadia a Russia, o exército russo recuava e destruía tudo que era possível.
    Parece ser a estratégia ambientalista aplicada e permitida em Joinville. A somatória da dita "limpeza" vem acompanhada dos impactos não vistos e não apresentados pela nova Lei de Ordenamento Territorial que Executivo e Legislativo se apressam em aprovar.
    Poucos compreendem no todo o real sentido da palavra AMBIENTE e as necessidades PREVENTIVAS, que interesses particulares e políticos teimam em negar. Triste e arrasado, o futuro nos espera... onde as cobras nos oferecem maçãs podres e o espetáculo se transforma em tragédia urbana, dos quais seremos seus principais atores.

    ResponderExcluir
  8. Concordo plenamente com isso! Preservar a mata ciliar é muito importante! Será que ainda não aprenderam isso! Acredito que já faz parte da educação infantil!

    ResponderExcluir
  9. Querido Altamir !
    Tua constatação é excelente , parabéns. "Capinar", roçar, e passar patrola, nas margens dos rios é um crime contra a humanidade de todas as gerações que passaram , que vivem e para as gerações que virão (muitas são feitas por empreiteiras de outras cidades e Estados, que pouco se importam com Joinville) .
    Sugiro, alertar-mos o prefeito e toda sua equipe, já fotografei outros abusos desses em nossa cidade, e penso que o prefeito desconheçe.
    Parabéns e contem comigo. Abs. Aurelio Mayorca (fundador e ex-presidengte da Assoc. Mov. Ecológico harmonia , 1983 e Fundador e expresidente do Partido verde , 1988. ciencia@ig.com.br. 0xx47 9934-2313)

    ResponderExcluir
  10. Gostei do texto e da forma que foi colocada a vergonha que estão fazendo.... tirar mato, cortar a grama próximo ao meio-fio até confordo, massss dai fazer o que foi feito é a treva...... Ao inves de tirar aquelas árvores que estão estragando o asfalto e causando sério acidentes ninguém faz, agora isso é fácil né.... será que já que não fazem nada na fundema, não seria o momento de fazer um estudo de quais arvores deveriam ser substituídas adequadamento para um espaço tão próximo e pequeno da rua e que não danifique o asfalto???? será que precisa estudar, ser pós graduado para se tocar disso. Já percebi que o negócio desse povo é arrumar um jeito de desviar dinheiro e fazer de conta que trabalham.....que vergonha em Carlito, aliás vc anda pelo Brasil ou ta de férias no exterior querido????

    ResponderExcluir
  11. Senhor Arno Kumlehn: não são todos os vereadores que estão "apressados" em aprovar a nova lei de ordenamento e sabes quem é! Se não fosse a vereadora Tânia Eberhardt, essa cascata já teria sido aprovada em 2011. Agora é questão de tempo para os "apressadinhos" aprovarem. Imagina-se os motivo$$.

    Gabriel.

    ResponderExcluir
  12. amei sua reportasgem amigo parabéns

    ResponderExcluir
  13. Muito bem colocado Altamir. Desde dezembro tenho postado e vi pessoas indignadas com esta ação. Não sei como nenhum orgão ambiental ainda permite isto. Toda a bicharada foi embora, o rio ficou triste e feio. Só faltou aplicarem herbicida. Infelizmente os comentários da Diretora da Fundema refletem a situação que se encontra o orgão e diversos setores da Prefeitura, guiada por pessoas sem conhecimento, e sem experiencia e aptidão em gestão pública. E principalmente, sem qualquer comprometimento com esta causa.

    ResponderExcluir
  14. Que prefeito é esse que tantos anos tenta o cargo na prefeitura e quando consegue só faz cagada!!! Estou muito indignada com esse governo inutil do PT em joinville, e ainda mais quer se candidatar novamente esse ano!!! Chega vamos dar um basta nisso!!!

    ResponderExcluir
  15. Altamir, seu texto reflete a triste realidade do nosso pobre Rio Cachoeira. Vamos falar claramente o que significa a sigla PT em Joinville: Parou de Trabalhar... O povo precisa reagir a essa vergonha que é o PT, que rapidamente quis mostrar serviço ao construir o Parque da Cidade na expectativa de garimpar votos para ganhar a próxima eleição, sem se preocupar em desafogar o trânsito dos moradores dos bairros Fátima, Guanabara, entre outros da região Sul. Se antes estava ruim para se deslocar para o trabalho, agora está muito pior. Por que somente os ônibus tem acesso à rua Santo Agostinho? A Rua Santo Agostinho tem que ser mão única sem corredor de ônibus!

    ResponderExcluir
  16. Recebi às 9h desta sexta-feira 06/01 o seguinte comunicado da assessoria de imprensa da Fundema:

    Fundema faz recomendações para limpeza no rio Cachoeira

    A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) recomendou à Secretaria de Infraestutura (Seinfra) a continuidade do serviço de limpeza
    hidrosanitária no rio Cachoeira. Quanto à supressão da vegetação fica suspenso o corte de árvores e arbustos.
    O documento reforça que a vegetação rasteira deverá ser apenas roçada nas proximidades das calçadas para manter a segurança de caminhantes e ciclistas. Próximo ao rio deve-se manter o corredor ecológico de fauna, não podendo ser realizada a capina rasa. A Fundema solicitou ainda o plantio de espécies nativas ao longo do trecho onde o trabalho já foi executado.
    A equipe técnica do setor de licenciamento ambiental da Fundema fez uma vistoria no local durante esta quinta-feira (05/01). “O relatório será
    para a Seinfra com as recomendações de proteção ao meio ambiente e de limpeza hidrosanitária”, explica a gerente de licenciamento da Fundema, Marta Beatriz Maccarini.
    A resolução 369 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que
    especifica as intervenções em áreas próximas de rios, diz que o “órgão
    ambiental pode autorizar intervenção em APP quando caracterizada atividade de proteção sanitária”.
    O trabalho de limpeza nos rios em Joinville vem sendo realizado pela
    Seinfra desde 2010 para proteger a população das enchentes. No rio
    Cachoeira a limpeza iniciou em dezembro conforme noticiado pela imprensa.
    Foram retirados resíduos como pneus, alumínio, geladeiras, bicicletas e
    sofás.

    ResponderExcluir
  17. Carlos Castro: Só me envergonho com a atitudes deste governo.

    ResponderExcluir
  18. "O trabalho de limpeza nos rios em Joinville vem sendo realizado pela
    Seinfra desde 2010 para proteger a população das enchentes"

    Quero saber como o corte raso auxiliára no combate as enchentes... Fundema é uma vergonha.

    ResponderExcluir
  19. Altamir, desculpe utilizar este espaço para responder ao Senhor Anônimo. A pressa por mim apontada foi generalizada ao todo do Legislativo, porém sempre existe as exceções, caso específico da Vereadora Tânia e de técnicos da Câmara que apontam para as inconsistências e inseguranças na aprovação de projeto de lei 69/11. A Vereadora tem atuado fortemente para garantias ambientais como demonstrou na luta pela retirada de 3 Áreas Rurais de Transição (ARTs) na lei do Macrozoneamento (318/10, como também deveriam ter sido retiradas aos outras 3 que ficaram.Das que ficaram uma já demonstrou tantas fragilidades ambientais que o interesse particular temporariamente já recuou suas tropas, nas outras o tempo dirá. Saber quem são os "apressados" é muito simples, basta acompanhar aos debates nas comissões técnicas. E quanto aos motivos? Não posso afirmar nenhum sem provas, pois nunca me escudei atras do anonimato.

    ResponderExcluir
  20. É necessário esclarecer: uma coisa é fazer a limpeza da calha do rio, retirando entulhos, lixo e até dragando quando necessário; outra é a atrocidade que foi feita tirando a vegetação. Uma faixa de 1 a 1,5 m ao longo do passeio ou meio-fio já é o suficiente para a tal "limpeza hidrosanitária". E a Fundema só tomou uma atitude por pressão da sociedade.

    ResponderExcluir
  21. Não estou mais morando em Joinville. Mas fico triste em saber dessas mudanças. Sempre caminhei nas magens do Cachoeira, na Beira Rio, e realmente existiam muitas garças. Era bonito de se ver que apesar do trânsito, da poluição, ainda existia mata nativa e seus habitantes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não moro em Joinville faz mais de 11 anos. Apesar disto, continuo com meu domicílio eleitoral na maior cidade do Estado! E podem ter certeza: vou me vingar nas próximas eleições! Reeleição (de prefeitos e vereadores), nunca mais!

      Excluir
  22. Parabéns Altamir pelo texto.
    Pior foi ler no ND a fundema dizendo que não existe mais mata ciliar no local, e que por este motivo poderia ser feito o corte, não há crime, segundo eles, da pra acreditar?

    Mas me parece que a origem disso tudo é mais burra do que se parece. Construiram a mais importante obra da cidade (!), uma ponte em frente ao forum. Como esta ponte iria aparecer "pra gringo ver" se a vegetação ciliar estava exuberante, e crescente?

    Limpeza é a desculpa mais ridicula que já vi, como já foi comentando aqui.

    abs

    ResponderExcluir
  23. Carlito fora!!!!!!!!!!errar nunca mais....

    ResponderExcluir
  24. Muito preocupante a situação do Rio Cachoeira... Altamir, parabéns pelos seus argumentos. Sobre as fotos, gostei muito delas, principalmente as que aparecem a capivara e as garças.

    ResponderExcluir
  25. Parbéns Altamir. É mais um absurdo do PT e do prefeito. Também fiquei indignada quando li a matéria no ND. Tirar a mata ciliar de um rio e dizer que é limpeza é uma ignorância.

    ResponderExcluir
  26. vou compartilhar com meus amigos o seu post... a bem da verdade, deveríamos como cidadaos joinvillenses exigir a preservaçao do meio ambiente, o desenvolvimento sustentável. e... parabéns pela sua grande participaçao. grande abraço. Lilian - IDS

    ResponderExcluir
  27. Parabéns pela bela reportagem Altamir. Esperamos que ela venha surtir os efeitos necessários.

    ResponderExcluir