quinta-feira, 31 de julho de 2014

Superação da timidez para falar em público

Ver uma pessoa, que ao longo da sua vida é reconhecida como tímida e incapaz de enfrentar uma plateia, superar esse desafio e apresentar-se para uma audiência das mais difíceis do mundo, não tem preço!
Foi isso que dezenas de pessoas presenciaram na noite de 28 de julho de 2014. A maioria dos presentes era composta por oradores profissionais, formados desde abril de 1979 pelo COL (Clube de Oratória e Liderança) de Joinville, SC.
Vejam esta gravação feita na noite de 21 de julho, no primeiro módulo do Curso de Oratória e Liderança com Ênfase em Desinibição.

Ao assistir o vídeo acima, são flagrantes algumas características da timidez do jovem eletricista montador Daniel Steil Alves, que foi estimulado pela empresa onde trabalha, a Fabio Perini, a fazer o curso do COL, já que Alves precisa fazer apresentações profissionais.
De um total de 20 horas do curso esta segunda filmagem foi realizada com menos 16 horas de treinamento. Confira o resultado:

O jovem tem apenas 17 anos e, no evento festivo, de formatura, fez uma apresentação de dois minutos. Com o tema "A importância da oratória na sociedade contemporânea", ele admitiu que jamais imaginou-se capaz de falar em público como naquele momento.
Em outro exercício no decorrer do curso, Alves foi incapaz de praticá-lo. Logo nos primeiros segundos "deu branco" e não conseguiu cumprir sua tarefa que era para uma pequena plateia de colegas que estava ali basicamente com os mesmos objetivos dele!

Durante o curso ele aprendeu técnicas que também superam o "branco".
É muito gratificante ajudar as pessoas a recuperarem uma das mais naturais e instintivas características humana, a de falar em público.
Daniel Steil Alves foi eleito, por seus COLegas, o orador que teve a "Maior Evolução" durante o curso e recebeu, além do certificado, um troféu por essa conquista, no evento de formatura.

Outro eleito foi o analista tributário da Receita Federal do Brasil, Paulo Sérgio Augusto, 45. Ele foi considerado, pelo grupo, também em votação secreta, o "Melhor Orador" da turma. Assim como todos os participantes, Augusto também recomenda o treinamento por considerá-lo bem elaborado e rico em conteúdo. "Já estou recomendando, pois trata-se de um curso que prepara muito mais do que apenas para falar em público. Aqui aprendemos a minimizar as sensações ruins, potencializar as boas e, principalmente, nos enxergar como somos".
Outro jovem, também com apenas 17 anos, aproveitou as férias escolares e veio de Antônio Carlos, município próximo à capital catarinense, Florianópolis, aperfeiçoar sua habilidade de fala em público.
Filipe Alexandre Schmitz, que não tem problemas de timidez, mas quer se comunicar com técnica, diz que se tornou um orador de verdade, "e quem sabe, outra pessoa".
Ana Lúcia Cava Galvão, assistente de marketing da ASAAS, que inscreveu três colaboradores neste curso e mais dois para o próximo, que acontece em novembro de 2014, diz que o curso também acrescentou muito à sua vida, não apenas pelas técnicas de oratória, como também na trajetória pessoal. "O curso é fantástico, excelente, pois é bastante focado em potencializar as habilidades de cada aluno com técnicas didáticas e práticas. Também se mostrou, e provou ser, de grande valia para a formação do espírito de liderança e das responsabilidades de ser um líder".

Leia mais sobre o tema neste blog:
A humildade burra
TIFO é o jeito certo de apresentar pessoas
UFPR e Clube de Oratória renovam parceria
Os maiores medos do mundo
Cada bunda um som
Trânsito e liderança
A oratória da liderança
COL e UFPR firmam parceria para formar empreendedores
Clube de Oratória decide parcerias com a SDR Joinville e Ajidevi
Formar líderes e oradores é missão do COL
Superação do medo e da inibição
Vídeo COL ênfase política
Vídeo COL ênfase liderança Vídeo "O rio que teima pela vida"
COL forma mais 16 oradores
Bons oradores têm melhores cargos e salários
O maior medo do mundo tem cura
Melhor oradora e maior evolução
Escolas de jornalismo não ensinam oratória
Comunicação é coisa difícil
Golpistas são excelentes oradores
Oratória para candidatos
Livro com resgate histórico dos primeiros 25 anos do COL
CEO - Curso de Especialização em Oratória com Ênfase em Liderança

Nenhum comentário:

Postar um comentário