quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Imperdível. Assustador, pois o veneno está à mesa"

Foi com a projeção desse vídeo que teve início o primeiro "Diálogos por um Brasil Sustentável", em 01 de setembro de 2012, em Nova Iguaçu, RJ. A obra, do cineasta Silvio Tendler, também eleito "Parceiro da Paz e da Sustentabilidade 2012/2016", conta com a participação do aclamado escritor, Eduardo Galeano. Imperdível.

Se você assistiu, pode confirmar o quanto assustador é o que estamos colocando às nossas mesas!

O evento, "Diálogos por um Brasil sustentável frente aos desafios da humanidade no século 21 - Avanços e retrocessos pós Rio+20" organizado pela Agência Brasil Sustentável, reuniu expoentes de várias regiões do país e terminou com o anúncio feito pelo secretário geral da Defensoria Social para a criação do TSI (Tribunal Social Internacional). "Vamos estruturar a entidade para agir aos moldes do TIJ (Tribunal Internacional de Justiça)", informou Leonardo Aguiar Morelli.
O TIJ, ou Tribunal de Haia, foi criado a partir do Estado de Roma, de 2002, em tratado adotado a 17 de julho de 1998, em meio à Conferência das Nações Unidas, que tratava exatamente do estabelecimento de uma casa dedicada a julgamento de assuntos de cunho internacional.
O Tribunal de Haia tem como objetivo impedir crimes graves contra o ser humano, combatendo também a impunidade daqueles que promovam atos de violência contra determinada coletividade. "O TSI terá como foco impedir crimes sociais e ambientais contra o ser humano e também combater a impunidade aos criminosos", detalha o secretário geral da Defensoria Social, que também anunciou a designação, em breve, de "Procuradores Regionais" da Defensoria Social no país.
Segundo ambientalistas, abundam no Brasil negócios e processos industriais, públicos e privados, que matam, inutilizam ou adoecem milhares de trabalhadores e outros milhares de brasileiros afetados direta e indiretamente por essas atividades, anualmente. Muitas delas há décadas produzindo esses efeitos colaterais que superam números de guerras.
Além do caso da Tupy Fundições S.A., que vem sendo denunciado pelo JOV (Jornal O Vizinho) desde 2001, quanto ao descarte inadequado por décadas dos seus rejeitos de fundicão e, mais recentemente a aplicação desses rejeitos na produção de pavers, em obras de saneamento e com a perspectiva de também serem usadas na agricultura para a producão de alimentos, outro debatido no fórum "Diálogos por um Brasil Sustentável", de flagrante gravidade, é o caso do "Pó Preto da Região Metropolitana de Vitória, ES", apresentado pelo jornalista Leonel Rocha, da Revista Época. "Os moradores da região estão permanentemente cobertos de 'purpurina'. O pó que impregna suas peles é o pó de ferro do minério bruto que é transportado em vagões de trens, abertos, e despejados no depósito do porto", revela.
Leonel Rocha, repórter especial da Revista Época em Brasília, colaborador da Agência Brasil Sustentável, e também "Parceiro da Paz e Sustentabilidade"

O Porto de Tubarão localiza-se na parte continental do município de Vitória, capital do Espírito Santo. É um terminal graneleiro do Porto de Vitória. Inaugurado em 1966, é controlado pela Companhia Vale do Rio Doce e o maior porto de exportação de minério de ferro do mundo, permitindo o acesso de navios de grande porte, os VLCC (Very Large Crude Carriers) e os ULCC (Ultra-Large Crude Carriers).
Nuvens de poeira negra enchem os céus de Vitória cobrindo pisos, móveis, casas, veículos; impregnando cortinas, roupas e pulmões. De acordo com o jornalista, por pressão da sociedade a empresa não mais transporta o minério durante o dia. "Agora, os trens operam durante as noites, o que torna a poeira menos visível. Mas, em noite de lua cheia o céu fica fosforescente". Segundo Leonel Rocha, são inúmeros os casos de denúncias na DRT (Delegacia Regional do Trabalho) de trabalhadores mortos com doenças pulmonares. É altíssimo os casos das mesmas doenças na população.
Outro destaque de Leonel Rocha foi para a construção do "maior mineroduto do mundo", com 550 Km, de Minas Gerais ao Rio de Janeiro, um projeto privado de mineradora inglesa. "Estão construindo uma vala que vai escoar minério arrastado por água. Não se ouve, nem se vê nada sobre isso". O jornalista indaga de onde será retirada essa água, que deverá ser pura? Onde será despejada e com que qualidade?
Outros temas como o "paraíso" dos produtores de soja no sul do Piauí, onde abunda água cristalina de poços rasos que jorram para o céu dezenas de metros. "Grandes produtores de soja estão comprando as terras dos pequenos para a produção da soja irrigada. Para onde estão indo esses pequenos? Vamos ampliar nossa exportação de água por essa via? A que custo social e ambiental?", provoca o jornalista.
Experiente, ele afirma que no país há uma flagrante fragilidade do Estado para fiscalizar. "No Brasil, qualquer um pode fazer o que quiser na agricultura. Só quando começa a morrer gente e sob pressão do sociedade é que o governo inicia alguma ação".

Para ele é um erro a implementação de políticas públicas e de governo para acelerar o crescimento com o mesmo modelo de décadas. "Não quero ser alarmista, mas o discurso de que se precisa gerar mais emprego num modelo industrial que resulta em mais Cubatões e Vitórias é grave".
Ele também não entende como o governo concede tantas reduções de IPI sem exigir contrapartidas dos empresários, sem investir em novas tecnologias que minimizem os prejuízos sociais, ambientais e de saúde.
Nesse evento, já se prevê que o TSI terá muito o que fazer...


Leia mais sobre o tema neste blog:
http://www.jornalistaandrade.blogspot.com.br/2012/09/acontecimentos-inesperados.html
http://www.jornalistaandrade.blogspot.com.br/2012/08/dialogos-para-um-brasil-sustentavel.html

Um comentário:

  1. Caros amigos ecologistas !
    Peço que tomem conhecimento e ajudem nossa campanha ; PROTOCOLO DE JOINVILLE CONTRA A EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA MUNDIAL . É uma forma de sair do campo das denúncias e lamentações e passar para ações e soluções. Pena que o evento foi realizado numa igreja, e as igrejas ainda não estão aceitando nossa campanha, mas terão que aceitar ou serão homicidas do planeta (já são) .

    ResponderExcluir