sexta-feira, 1 de junho de 2012

Ascensão Profissional através da leitura

Pesquisas confirmam. Quanto maior o domínio do vocabulário maior a possibilidade de ascensão profissional.
Se você domina até 5.000 palavras, contente-se em ser um chefe ou supervisor. Se o seu domínio chega a 50.000, as gerências ou superintendências estão atrás de você. Agora se o seu domínio vocabular supera essa marca, você está predestinado ao topo.
Esse é um dos tópicos que abordo na palestra que realizo voluntariosamente através do COL (Clube de Oratória e Liderança) de Joinville nas escolas públicas do município.
No último dia do mês de maio foi a vez da Escola de Educação Básica Professora Alícia Bittencourt Ferreira, no bairro Profipo, à rua Cidade dos Pilões, em Joinville, SC.

Confesso que a experiência tem sido prazerosa. Conseguir a total atenção, por 60 minutos, de um público tão jovem, desdiz um senso comum de que essa meninada "não-quer-nada-com-nada". Eles querem sim!
E estão dispostos a ouvir. Eles querem bons temas. E como todo jovem, conjeturar o futuro e confirmar que atitudes simples agora podem decidir o que farão ou terão lá na frente, ah!, isso lhes interessa, muito.
Da mesma forma os professores veem na palestra um complemento dos seus dizeres, um reforço. A assessora de direção Rafaela da Cunha Corradini quer o evento também para os alunos dos terceiros anos. "Essa atividade é um complemento do nosso projeto Mais Educação, gostaríamos muito que nossos alunos do turno noturno pudessem ouvir também".

O quadro no país ainda é de subdesenvolvimento, quando o assunto é leitura. Dos brasileiros alfabetizados, apenas 47% têm mais de dez livros em casa.
Somente 34% dos estudantes concluem o quarto ano com o aprendizado adequado do português; e o ensino médio, apenas 29%.
Desenvolver o hábito, o gosto pela leitura, ajuda muito a reverter esse quadro. Estamos conscientizando tanto quanto podemos sobre isso.

Termino a palestra com algumas dicas de estudo:
 Só comece a estudar quando estiver relaxado
 Divida o tempo que você vai gastar na leitura, em blocos de no máximo 6 minutosA cada 6 minutos, pare uns 2 minutos
 Enquanto lê, vá circulando as informações importantes e ligando-as por setas coloridas. Como se estivesse "brincando de estudar"
 Não se preocupe em memorizar nada. Isso só fará aumentar sua tensão. Simplesmente vá lendo e circulando as informações importantes
 A cada meia-hora, pare por uns cinco minutos. Dê uma relaxada
 Se pretende continuar lendo por mais de meia-hora, divida o tempo em blocos de 30 minutos
 Não ultrapasse duas horas contínuas de leitura. Se for necessário, a cada 2 horas pare e relaxe com música ou atividade física leve.

Conheça o projeto e os parceiros da palestra:
http://www.jornalistaandrade.blogspot.com.br/2012/04/importancia-da-leitura-na-ascensao.html

Leia sobre o evento na escola Escola Municipal Prefeito Luiz Gomes, no bairro Adhemar Garcia:
http://www.jornalistaandrade.blogspot.com.br/2012/05/leitura-e-ascensao-profissional.html

Saiba mais sobre o Clube de Oratória e Liderança:
www.clubedeoratoria.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário