segunda-feira, 7 de maio de 2012

Leitura e Ascensão Profissional

Olhos arregalados. Ouvidos atentos. Demonstrações de espanto. Reações de alunos do oitavo e nono anos da Escola Municipal Prefeito Luiz Gomes, no bairro Adhemar Garcia, na manhã do dia 27 de abril.
Jovens participam do evento patrocinado pelo COL (Clube de Oratória e Liderança) e o Núcleo de Imobiliárias da Acij (Associação Empresarial de Joinville).
O tema da palestra: "A importância da leitura na ascensão profissional". Noventa minutos de intensa atenção e participação de professores, mas principalmente dos estudantes.
Na abertura do evento estavam o ambientalista do IVC (Instituto Viva o Cachoeira) João Carlos Farias (Dr. Água), que também representa o Conselho de ex-presidentes do COL; a presidente do núcleo da Acij, Rozana Barros; a diretora de comunicação do clube,  empresária Rúbia Tânia Welter, que também é vice-presidente do núcleo da Acij e a advogada Mônica Robert, vice-presidente do COL (Clube de Oratória).
Passei meses preparando essa palestra que agora sofre atualizações constantes e se transforma numa das principais ações de voluntariado do COL, além dos cursos promovidos anualmente.
Ao término, a auxiliar de direção da escola, agradecida às entidades que promoveram e patrocinaram a palestra, afirmou a importância de eventos dessa natureza para os alunos. "Estou certa que vocês não têm mais dúvidas do quanto ler é importante para a vida de vocês", finalizou Nadir  Izabel Sprotte. Pesquisas comprovam: Quanto maior o domínio do vocabulário, postos mais altos são ocupados pelos profissionais nas suas carreiras. Todavia, apenas 16% dos estudantes brasileiros terminam o ensino fundamental alfabetizados. 
Antes do evento, o Núcleo de Imobiliárias da Acij fez doações de livros para a biblioteca da escola que é coordenada pela bibliotecária Diovana Andrea Snaniotto (primeira a direita). 
"A palestra será oferecida para mais escolas", avisa Tânia Welter.
O presidente do Clube de Oratória reitera o apoio e parceria com a Acij para a continuidade. "Além de denunciar os elevados níveis de analfabetismo da sociedade brasileira, a palestra também demonstra que o hábito da leitura amplia vocabulário e conhecimento qualificando para uma carreira profissional mais promissora", diz Mário Lúcio Floriani.
A palestra teve início com a projeção do vídeo "O rio que teima pela vida". A obra faz uma releitura do rio considerado um dos mais poluídos do estado. Começo provocando os jovens para o fato de que estamos o tempo todo fazendo leituras, do mundo, ao nosso redor. O documentário permite uma excelente reflexão sobre o tema.

Termino a palestra com algumas dicas de estudo:
Só comece a estudar quando estiver relaxado
Divida o tempo que você vai gastar na leitura, em blocos de no máximo 6 minutos. A cada 6 minutos, pare uns 2 minutos
Enquanto lê, vá circulando as informações importantes e ligando-as por setas coloridas. Como se estivesse "brincando de estudar"
Não se preocupe em memorizar nada. Isso só fará aumentar sua tensão. Simplesmente vá lendo e circulando as informações importantes
A cada meia-hora, pare por uns cinco minutos. Dê uma relaxada
Se pretende continuar lendo por mais de meia-hora, divida o tempo em blocos de 30 minutos
Não ultrapasse duas horas contínuas de leitura. Se for necessário, a cada 2 horas pare e relaxe com música ou atividade física leve

Leia mais sobre o assunto neste blog:

Outras dicas de leitura neste blog:

Outros projetos do COL e do IVC:

Nenhum comentário:

Postar um comentário