sábado, 17 de dezembro de 2011

Morreu "Maria Pregadora"

Morreu nessa madrugada Maria Bernadete Pereira dos Santos, 71 anos. Era uma hora do dia 17 de dezembro de 2011. Às 2h uma chuva de meteoros começou a rasgar o céu de Joinville, talvez para acompanhá-la.
Eu havia despertado para o espetáculo espacial e não sabia da morte dessa senhorinha com quem conversei por mais de duas horas em março de 2010. Ela foi a entrevistada de capa do JOV (Jornal O Vizinho) na edição comemorativa aos 159 anos do município.

Esse ano a encontrei na inauguração do Parque da Cidade. Ela fazendo o de sempre. Eu também. Essa é a foto que fiz dela em nosso último e casual encontro. Ela sempre parava de pregar para conversar comigo. Era uma fofa.
Nesse link a entrevista que fiz com ela ano passado. Vejam a última frase dela sobre o momento da morte... http://www.bureau.com.br/ovizinho720.pdf.  Confesso que ela era uma das personagens - consideradas loucas por alguns - mais lúcida, mais sábia que já entrevistei nestes 20 anos de jornalismo. Uma senhorinha inesquecível. Jamais deverei esquecê-la..
Foi um dia de grandes perdas. Deixaram-nos também:
 A cantora cabo-verdiana Cesária Évora, de 70 anos. Morreu em São Vicente, Cabo Verde. A "diva dos pés descalços", como era conhecida, nasceu na cidade do Mindelo, na ilha cabo-verdiana de São Vicente, e viveu no seio de uma família de músicos.
O ator e dramaturgo que tinha o teatro como a maior paixão de sua vida, Celso Brito, aos 88 anos.
E ainda o carnavalesco Joãozinho Trinta, com 78 anos. Foi ele quem disse: "O povo gosta de luxo. Os intelectuais é que gostam da miséria".


4 comentários:

  1. Muitos anos atrás tive a oportunidade de conhecer a D. Maria Bernadete quando eu frenquentava a Igreja Presbiteriana do Brasil. Depois de minha saída nessa igreja, via a D. Maria Bernadete em qualquer canto da cidade sempre com uma Bíblia na mão. Tão pequenina de estatura e tão grande de coragem. Fiquei sabendo da partida dela agora ao ler a chamada no seu Facebook. E fico feliz por tê-la entrevistado, pois é bom ter um registro histórico dela em uma mídia. Um abraço da Lu.

    ResponderExcluir
  2. Tive o privilégio de conviver com a D. Maria Bernadete durante alguns anos em nossa Igreja, pra muitos ela era apenas uma louca, mas ela foi na realidade muito ousada, e em sua "louca ousadia" fez o que a maioria de nós jamais terá coragem de fazer, cumpriu a ordem de Deus, de "pregar o evangelho a toda criatura", agora ela esta com Deus, em paz!!!

    ResponderExcluir
  3. Vc disse tudo Sandra... Sem palavras...

    Ab.,
    Jeane Mota

    ResponderExcluir
  4. Era ela um "João Batista". Tal qual o profeta, Dona Maria Bernadete, anunciou Jesus destemidamente. Como João, que incomodava por insistir na relevância de Jesus, em declarada decisão pessoal e pública, não faltou quem a julgasse "louca". O jornalista Altamir Andrade, sobre isso e em sua matéria aqui mesmo, dá sua espontanea preciosa conceituação sobre Dona Maria Bernadete. Que o Senhor lhe conceda o descanso eterno...

    ResponderExcluir